Buscar

explique as principais diferença de hiperemia passiva e ativa

💡 2 Respostas

User badge image

Enfermagem 5 Semestre

Hiperemia ativa = processo ativo onde aumenta aporte sanguíneo em determinado órgão/tecido. Suas causas são o aumento da dilatação arteriolar - o tecido fica mais vermelho ou "hiperemiado"
Pode ser fisiológica como: aumento da demanda de trabalho em situaçoes que precise de aumento de suprimento de O2 e mais nutrientes, como a musculatura esquelética durante o exercício físico, TGI durante a digestão, o cérebro durante estudos, corpos cavernosos durante a excitação .
Pode também ser um processo patológico como: Durante a inflamaçao - os sinais da inflamação é o rubor, a pele fica vermelha, calor a pele mais quente, tudo isso devido a dilatação dos vasos sanguíneos causado pelos mediadores inflamatórios.

Hiperemia passiva - Costumo chamar de CONGESTÃO, bem mais fácil de relacionar com o que de fato é. É um processo passivo, porque diminui a drenagem venosa do tecido por algum motivo, causando congestão no sistema circulatório, que leva a um edema.
Pode ocorrer devido o aumento da pressão hidrostática, ou uma trombose por exemplo, pq o trombo obstrui o vaso e a drenagem venosa fica prejudicada.

Bj xuxu.
2
Dislike0
User badge image

Vanessa Nascimento

A primeira é a causada por uma dilatação arterial ou arteriolar que provova e aumenta o fluxo sanguineo nos leitos capilares,com abertura de capilares inativos. A segunda decorre de diminuição da drenagem venosa .

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais