Buscar

Resumo sobre a Teoria Psicanalítica NP2?

💡 3 Respostas

User badge image

Dai Cristine

Primeiramente a psicanálise não é ciência. Freud foi o seu fundador. Conceitos importantes: Tudo o que está com o inconsciente ja passou pelo consciente / o recalque é o nome dado à sensura ou repressão que o inconsciente mantem para se proteger / reminiscência: fragmento de história tidas como dolorosas por nós mas que permanecem vivas no inconsciente / Complexo de Édipo: durante o estado fálico o menino tendo descoberto o pênis, muito intensamente deseja usar essa nova fonte de prazer para agradar sua fonte de prazer mais antiga que é a mãe. O menino vê sua mãe como objeto de desejo e seu pai como figura poderosa e ameaçadora, dessa forma ele fica preso entre o desejo por sua mãe e o medo do seu pai que é a figura q possui o poder. Já com as meninas é o contrário, ela se identifica com a mãe mas tem inveja da mãe e tenta seduzir o pai. / chiste: atos falhos "o dizer brincando", a verdade que escapa. / Aparelho psíquico: 1a topica=Consciência, pré-consciente e inconsciente, 2a topica= Id, Ego, Superego. / pulsões: motivação para fazer algo
2
Dislike0
User badge image

Amanda Silva Teixeira

                      

0
Dislike0
User badge image

Joice Diamante Negro

  1.  A parceria entre Freud e Breuer contribuiu muito aos estudos da histeria e posterior criação da psicanálise, contudo esta parceria também pautou-se em algumas divergências entre os autores. Identifique abaixo as afirmações que aludem ao pensamento/prática de cada autor:

 

I. Breuer sugestionava a paciente durante a hipnose, sua intenção era inibir a catarse.

 

II. Para Freud o sintoma histérico seria uma forma “anormal” de escoar o excesso de excitação, como tentativa de restabelecer um equilíbrio da tensão emocional, ainda que de forma não conhecida pela consciência.

 

III. Para Breuer, o “estado hipnóide” seria o agente que predispõe à produção da histeria, independente do acontecimento.

 

IV. Freud refere como agente desencadeador o valor emocional e afetivo do acontecimento.

 

Identifique abaixo a alternativa CORRETA:

 

  1. São corretas as afirmações I, III e IV.
  2. São corretas as afirmações II e IV.
  3. São corretas as afirmações II e III.
  4. São corretas as afirmações II, III e IV.
  5. São corretas as afirmações I, III e IV.

 

Alternativa Correta D

Justificativa: O fator precipitante para o encerramento da parceria foi a discordância de Breuer em relação a Freud, já que este último insista na importância de fatores sexuais na etiologia  da histeria.

 

  1. Desde o início da psicanálise, Freud sempre acreditou que a sexualidade estava diretamente envolvida nos adoecimentos histéricos. Posteriormente, se viu frente à constatação de que as crianças não são assexuadas e que esta sexualidade infantil tem um papel decisivo na construção da personalidade normal ou anormal do sujeito. Tendo como base a teoria da sexualidade freudiana, assinale a alternativa CORRETA:

 

  1. Freud considera que a primeira fase do desenvolvimento sexual infantil não envolve um objeto, mas sim partes do próprio corpo, movimento este chamado de auto-erotismo.
  2. A sexualidade infantil se manifesta desde os primeiros dias do bebê e tem a mesma finalidade de sua manifestação nos adultos: visa acima de tudo a procriação.
  3. Freud acredita que a diferenciação entre os sexos acontece nos primeiros anos da infância e, neste período inicial, a criança tem uma disposição heterossexual.
  4. A satisfação sexual infantil advém das múltiplas zonas erógenas do corpo e no processo de escolha objetal infantil a criança toma a si mesmo como primeiro objeto de amor.
  5. A sexualidade infantil se expressa nas vivências e experiências da sexualidade com características de pureza, portanto características perverso-polimorfas não se aplicam a vida sexual infantil.

 

Alternativa Correta A

Justificativa: Freud propôs que se a criança experimentou frustração sexual em relação a qualquer estágio de desenvolvimento psicossexual ele ou ela iriam experimentar ansiedade que persistem na vida adulta com o uma neurose, um transtorno mental funcional.

 

 

  1. Quando Freud referiu a psicanálise como a terceira grande ferida narcísica sofrida pelo saber ocidental (ao produzir um descentramento da razão e da consciência) ele nos remete a refletir sobre o lugar da psicanálise, como um saber fascinante, transgressor e revolucionário, cuja teoria e prática rompem com a psiquiatria, a neurologia e a psicologia do século XIX. Tomando como base esta afirmação, podemos considerar como essência da psicanálise...

 

  1. Ser um método de investigação que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito.
  2. Ser um método psicoterápico baseado na investigação dos fenômenos psíquicos inconscientes, que em decorrência de sua descoberta e compreensão necessitam ser constatados, mensurados e categorizados, independentes da singularidade de cada sujeito.
  3. Constituir-se um método de pesquisa que visa a obtenção do conhecimento através da prática e da constatação estatística dos casos surgidos na clínica.
  4. Ser o resultante de uma prática clínica que busca o significado consciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito;
  5. Constituir-se como um conjunto de procedimentos utilizado para a investigação de processos mentais, que necessitam ser mensurados e categorizados num padrão universal.

 

Alternativa Correta A

Justificativa: Ser um método de investigação que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito.

 

 

  1. Com o abandono da técnica hipnótica, Freud acabou por descobrir que, mesmo com o paciente em estado consciente, através de outras vias também era possível o acesso ao material psíquico que se encontrava inconsciente. Tendo como base estas outras vias de acesso ao inconsciente, assinale a alternativa CORRETA:

 

  1. A associação livre surge como um dos métodos de investigação usado na psicanálise e está diretamente relacionado aos conteúdos conscientes, cujo processo está orientado somente pela consciência.
  2. Os processos de deslocamento e condensação que atuam na formação dos sonhos contribuem diretamente para o caráter incompreensível e muitas vezes absurdo com que o sonho se apresenta.
  3. O sonho foi também considerado por Freud como um caminho legítimo de acesso ao inconsciente. Ao interpretarmos o sonho, devemos nos ater ao conteúdo manifesto.
  4. Pela regra da associação livre, o paciente deve fazer um esforço consciente de percepção, orientando-se apenas para aquelas ideias que lhe pareçam importantes.
  5. Chamamos de atos falhos aquelas pequenas falhas comuns, a qual não costumou dar importância, mas que, se analisadas com mais cautela no processo analítico, exprimem questões que se encontram conscientes, mas esquecidas e não necessariamente inconscientes.

 

 

Alternativa Correta B

Justificativa: Os processos de deslocamento e condensação que atuam na formação dos sonhos contribuem diretamente para o caráter incompreensível e muitas vezes absurdo com que o sonho se apresenta.

 

  1. As descobertas de Breuer a partir de seu trabalho com Anna O. Influenciaram Freud de forma bastante importante em suas posteriores postulações. Apesar da complexidade que a teoria freudiana adquiriu desde o método catártico, há pontos de influência que foram essenciais para a invenção do método psicanalítico. Quais das afirmativas dizem respeito a tais pontos?

 

I - A ideia de que a fala e a escuta tem um papel fundamental no processo analítico

II - O uso da hipnose como principal técnica da psicanálise.

III - A ideia de que o paciente encontra-se alienado daquilo que lhe faz sofrer.

IV - A ideia de que a análise é uma forma moderna de confessionário, através da qual o paciente pode aliviar suas culpas.

V - A ideia de que a fala é uma via importante para a elaboração psíquica.

 Está correto o que se afirma em:

 

  1. São corretas as afirmações I, III e V
  2. Alternativa I
  3. Alternativa II
  4. São corretas as alternativas III e V.
  5. São corretas as alternativas I, III e IV.

 

Alternativa Correta E

Justificativa: A ideia de que a fala e a escuta tem um papel fundamental no processo analítico. A ideia de que o paciente encontra-se alienado daquilo que lhe faz sofrer. A ideia de que a análise é uma forma moderna de confessionário, através da qual o paciente pode aliviar suas culpas.

 

 

 

  1. A “Interpretação dos Sonhos” é uma das obras mais importantes do campo da psicologia, que vem influenciando o pensamento científico há mais de um século; neste livro Freud apresentou, pela primeira vez, um modelo “completo” do funcionamento psíquico, no qual os “sonhos” configuram-se um novo paradigma, tornando-se o ponto de partida para suas hipóteses.

Entre os aspectos apontados Freud a respeito dos sonhos, podemos considerar CORRETO o que se afirma em:

 

  1. Os sonhos têm uma característica hipermnésica e são sempre realizações de desejos quando se constituem em algo que conscientemente se quer muito
  2. Constituem-se em soluções de compromisso entre desejos reprimidos e as forças repressoras, mas por serem vividos oniricamente, não sofrem deformações em seu conteúdo.
  3. O conteúdo manifesto sofre deformações em relação ao conteúdo latente, por meio dos processos de condensação e deslocamento, que transformam e viabilizam as imagens visuais.
  4. Os sonhos per si têm a função de promover o amadurecimento do indivíduo, pois os conteúdos inconscientes se tornam conscientes.
  5. Realizam desejos inconscientes, sem sofrer interferências da repressão em sua rememoração.

 

Alternativa Correta C

Justificativa: O conteúdo manifesto sofre deformações em relação ao conteúdo latente, por meio dos processos de condensação e deslocamento, que transformam e viabilizam as imagens visuais. 

 

 

 

  1. Inicialmente, Breuer e Freud acreditavam que a expressão verbal das fantasias e a rememoração do evento traumático pudessem levar à remoção dos sintomas. Á medida em que prosseguia com os estudos e com os atendimentos, Freud se dá conta de que outros fenômenos estão em jogo quando do surgimento dos sintomas e passa a valorizar alguns destes aspectos.

    Assinale a alternativa CORRETA, identificando quais fenômenos passam a ser valorizados por Freud:

 

  1. A ideia de que “algo” descoberto é o suficiente para ser eliminado;
  2. A observação de que não há conexão entre afeto e palavra.
  3. O pudor, a repulsa e a ignorância não interfeririam na dissociação da consciência e a repressão;
  4. Força da resistência como manifestação reveladora da intensidade do material reprimido.
  5. O amor à verdade e a curiosidade a respeito de si mesmo, tomados como irrelevantes à elaboração.

Alternativa Correta D

Justificativa: A força da resistência como manifestação reveladora da intensidade do material reprimido.

 

  1. A experiência de Freud com pacientes histéricas levou-o à descoberta de que os desejos reprimidos dos pacientes referiam-se, em sua maioria, a conflitos de ordem sexual. A partir desta constatação, proporcionada pelos sintomas e pela fala dos pacientes, Freud formulou as algumas premissas psicanalíticas. Identifique abaixo qual das afirmações representa uma destas premissas:

 

  1. A sexualidade, em seu sentido amplo, está presente desde o nascimento e ocupa o centro da vida psíquica, sob a forma de genitalidade plena.
  2. Os conflitos de ordem sexual relatados pelos pacientes eram cenas de sua realidade factual.
  3. Para Freud, a realidade psíquica não tem força, valor e consequência, interferindo pouco sobre a realidade.
  4. A pulsão sexual típica da genitalidade (ato sexual adulto) em nada se relaciona às pulsões parciais da infância.
  5. Na vida infantil estavam as experiências verdadeiras de caráter traumático, reprimidas e responsáveis pela origem dos sintomas no adulto.

 

Alternativa Correta E

Justificativa: Na vida infantil estavam as experiências verdadeiras de caráter traumático, reprimidas e responsáveis pela origem dos sintomas no adulto.

 

 

  1. Quando Freud refere-se à primeira tópica, automaticamente, toma o sonho como cenário deste modelo em articulação aos sistemas que compõem o modelo topográfico, pois:

 

I. O sonho é sempre uma produção mental somente das pessoas normais, que ocorre independente de nosso controle consciente.

II. O inconsciente é a parte mais arcaica do aparelho psíquico e mantém registros das representações-coisa.

III. O sistema percepção-consciência assume a função de recepcionar as “informações” internas e externas, ainda que não conserve delas nenhum traço.

IV. O pré-consciente separa-se do inconsciente pela censura.

V. A diferença entre pré-consciente e inconsciente é que a primeira recupera os conteúdos por meio da vontade, o que não ocorre no inconsciente.

 

Identifique qual das alternativas é CORRETA:

 

  1. É correto o que se afirma em I, II, III e IV.
  2. É correto o que se afirma em II, III, IV e V.
  3. É correto o que se afirma em II, III e V.
  4. É correto o que se afirma em IV e V.
  5. É correto o que se afirma em III, IV e V.

 

Alternativa Correta B

Justificativa: O inconsciente é a parte mais arcaica do aparelho psíquico e mantém registros das representações- coisa. O sistema percepção a consciência assume a função de recepcionar as “informações” internas e externas, a inda que não conserve delas nenhum traço. A diferença entre pré-consciente e inconsciente é que a primeira recupera os conteúdos por meio da vontade, o que não ocorre no inconsciente. O pré-consciente separa-se do inconsciente pela censura.

 

  1.  A Interpretação dos Sonhos (FREUD, 1900) é considerada por muitos o início da psicanálise; é um texto metapsicológico em que o autor utilizou a palavra “aparelho” para definir uma dada organização psíquica. A referência à terminologia “aparelho psíquico” traz em seu bojo algumas considerações, entre elas, que:

 

I. A primeira tópica ou Teoria Topográfica refere um “modelo de lugares”, lugares anatomicamente reais e facilmente localizados em algumas regiões cerebrais.

II. Podemos afirmar que neste texto Freud mostra a influência do contexto epistemológico da época, ou seja, é um texto impregnado dos trabalhos neurofisiológicos que predominavam na metade do século XIX.

III. A primeira tópica inclui os sistemas - Inconsciente/ Pré-Consciente/Consciente-com funcionamento independente um do outro.

IV.      A noção de aparelho psíquico está ligada a ideia de um modelo, dividido em sistemas ou instâncias psíquicas, com funções generalizadas (não específicas entre estes sistemas), ocupando certo lugar anatômico na mente.

 

Identifique qual das alternativas é CORRETA:

 

  1. É correto o que se afirma em II e III.
  2. É correto o que se afirma apenas em II.
  3. É correto o que se afirma em I e III.
  4. É correto o que se afirma em II e IV.
  5. É correto o que se afirma em I, II e IV.

 

Alternativa Correta B

Justificativa: Neste texto Freud mostra a influenciado contexto epistemológico da época, ou seja, é um texto impregnado dos trabalhos neurofisiológicos que predominavam na metade do século XIX.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais