Buscar

qual a resposta para esta pergunta

Questão 1/5 - Currículo e Sociedade

Leia o fragmento de texto a seguir:

 “O Projeto político-pedagógico [PPP] pode ser referência e um dispositivo para a construção contínua de inovação, para a organização do trabalho pedagógico da escola, para a clarificação das intencionalidades educacionais e escolares e para a articulação solidária das participações dos diferentes protagonistas”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos A. Quem sabe faz a hora de construir o Projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007. p. 7.

Considerando a informação dada e conforme a vídeoaula 1 da disciplina Currículo e Sociedade sobre a proposta pedagógica curricular, assinale a alternativa correta.

  A

Refere-se a um acúmulo de conteúdos, assim como o currículo.

  B

É o resultado de uma construção coletiva entre todos os atores da comunidade escolar.

  C

É o resultado de uma construção realizada pelo diretor e pedagogo da escola, devidamente preparados para isso.

  D

Deve ser construída prioritariamente pela Secretaria de Educação e Núcleo Regional, que exigem esse documento.

  E

O fator social não interfere na proposta curricular, já que todas as escolas devem estar de acordo com a BNCC.

💡 3 Respostas

User badge image

LILI Matos

Letra B

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Projeto Política Pedagógico, abreviado como PPP, trata-se de um documento que estabelece diretrizes, metas e métodos para que a escola alcance os objetivos propostos. Basicamente, seu intuito é otimizar o processo de ensino e tornar a instituição uma entidade inserida em uma sociedade democrática e com relações políticas.

O PPP consiste em um projeto uma vez que contém propostas de ação a serem executadas em um período de tempo pré-fixado; ele também é político pois trata a escola como um espaço de formação de cidadãos com responsabilidade política na sociedade; por fim, o mesmo também é pedagógico porque determina e organiza as atividades a serem executadas no processo de ensino e aprendizagem.

Nos processos de elaboração de novas aulas, é importante um bom planejamento, conectado com o projeto político-pedagógico (PPP) da escola com a proposta curricular. As aulas devem ser organizadas de forma que exista uma progressão do conhecimento, mas com situações didáticas onde seja possível resgatar conhecimentos anteriores. Portanto, é preciso contemplar atividades de projeto, em grupo, atividades permanentes e também uma sequência didática. Essa sequência faz parte do planejamento e deve contemplar as necessidades dos alunos de acordo com o grau de conhecimento e o que se espera dos mesmos ao longo do ano.

Portanto, a alternativa b) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais