Buscar

Quais desafios e possibilidades da igualdade de genero no espaco escolar?

💡 4 Respostas

User badge image

Le Farias

igualdade de gênero é descrita no primeiro inciso do Artigo 5º da Constituição Federal de 1988. No meio jurídico, esse conceito está inserido no Princípio da Igualdade, também conhecido como Princípio da Isonomia. A igualdade de gênero é um dos pilares para construção de uma sociedade verdadeiramente igual, justa e democrática. Ela surge do reconhecimento de que vivemos em uma sociedade que, sistematicamente, discrimina mulheres por seu gênero e estabelece o compromisso de alterar essa situação. É nesse sentido, que alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as meninas e mulheres é, inclusive, um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecidos como Agenda 2030. Em resumo, são metas da organização a serem cumpridas até o ano de 2030 e a igualdade de gênero é a quinta dela.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sabemos que a educação é uma consequência da sociedade em que vivemos e que, por isso, refelete os problemas sociais e todas as mazelas que estão colocadas dentro da nossa cultura. Mas por meio da educação também podemos construir soluções para estes problemas, mudando as estruturas e os problemas.

A desigualdade de gênero é um destes problemas que se colocam dentro da nossa sociedade por vários séculos e que até hoje não foi solucionado. Os homens dominam os altos cargos dentro do mundo, ganham mais e se colocam como superiores e são vistos como tal. Cabe a escola desfazer este mito, mostrando aos homens e as mulheres como não há uma maior importância em relação ao gênero, mas que todos são iguais. É claro que existem muitos desafios, já que estamos falando de um problema secular que envolve muitos fatores.

1
Dislike0
User badge image

Flayanderson Costa

Igualdade
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais