Buscar

Estruturas dos ácidos nucleicos ?

💡 2 Respostas

User badge image

Cinthia Pereira


Tanto DNA quanto RNA são formados por moléculas menores chamadas de nucleotídeos, que são constituídos por: - Uma base nitrogenada; - Um monossacarídeo do grupo das pentoses que pode ser ribose, no caso do RNA ou desoxirribose, no caso do DNA; - Um grupo fosfato (PO43-).
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os ácidos nucleicos consistem em macromoléculas (moléculas orgânicas com elevada massa molecular) formadas por unidades monoméricas menores chamadas de nucleotídeos. O mesmo é de vital importância na constituição de dois componentes imprescindíveis das células: o DNA e o RNA.

Mais especificamente, os ácidos nucleicos (DNA e RNA) são compostos por monômeros conhecidos como nucleotídeos. Cada nucleotídeo tem em sua composição três agentes: um açúcar de 5 carbonos, um grupo fosfato e uma base de nitrogênio. Há cinco tipos de bases nitrogenadas. São elas: adenina, timina, guanina, citosina e uracila. O DNA é composto pela adenina, timina, guanina e citosina. Por sua vez, o RNA é composto pela adenina, uracila, guanina e citosina. Em outras palavras, os ácidos nucleicos são grandes polímeros formados pela repetição de monómeros chamados nucleotídeos, ligados por ligações fosfodiesterase.

O DNA (ou ADN na língua portuguesa) é a sigla do ácido desoxirribonucléico e trata-se de um composto orgânico que carrega as informações genéticas de um organismo que norteiam todo o seu desenvolvimento e funcionamento.

A incumbência principal do DNA é guardar as informações requeridas para a concepção das proteínas e, inclusive, do RNA. Nesse sentido, os genes tratam-se dos segmentos de DNA que carregam informação genética.

A síntese de proteínas ocorre por meio dos processos de transcrição e tradução. Na transcrição, a molécula de DNA é aberta e os códigos do gene são transcritos para a molécula de DNA. Daí, a enzima polimerase se une a um dos extremos do gene e separa as fitas de DNA e os ribonucleotídeos livres se emparelham com a fita de DNA que atua como um molde. Por sua vez, na tradução a cadeia polipeptídica é constituída pela união de aminoácidos de acordo com a sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro, chamada de códon e, desse modo, a síntese de proteínas consiste na tradução das informações contidas no gene. Por essa razão, recebe o nome de tradução gênica.

Nesse contexto, o RNA consiste numa molécula que tem a função de nortear a produção de proteínas nas células. Nesse contexto, o RNA Ribossômico é o principal agente envolvido na síntese. Por sua vez, o RNA Mensageiro é incumbido de orientar os aminoácidos para a constituição das proteínas. Por fim, o RNA Transportador, como o próprio nome sugere, tem a função de transportar as moléculas.

Tratando-se da estrutura do DNA, a mesma é constituída por uma fita dupla no formato de um espiral, que, por sua vez, é composto de nucleotídeos - forma esta chamada de dupla hélice. Enquanto isso, o RNA possui apenas uma cadeia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais