Buscar

Teorias da Aprendizagem

O objetivo deste capítulo é familiarizar o leitor com o repertório de capacidades cognitivas com que contam as crianças de dois a seis anos. Começaremos utilizando o guia autorizado de Piaget para percorrer esses anos que correspondem à chamada etapa pré́-operatória. Nela se desenvolvem alguns conteúdos importantes, como, por exemplo, a função simbólica. No entanto, nessas idades, o pensamento infantil descrito por Piaget é caracterizado como se estivesse à espera das grandes transformações operatórias que ocorrerão em etapas posteriores. De fato, as revisões críticas da obra de Piaget alertaram sobre o perigo dessa estratégia comparativa ao avaliar a competência das crianças dessas idades. Neste capítulo, a descrição “negativa” das capacidades da criança pré-lógica se completa com uma descrição “positiva” que procura conhecer o que as crianças sabem e o que fazem nessas idades. Isso é muito necessário se queremos fazer justiça a suas verdadeiras capacidades e às possibilidades de educação que essas sugerem. Por isso, após o próximo item, mudaremos o tom do discurso para entrarmos em uma análise mais pormenorizada de suas capacidades de processamento. O objetivo deste tipo de análise é descobrir como crianças nessa faixa etária codificam, transformam e organizam os diferentes tipos de informação. Concretamente, revisaremos seus processos de atenção, seu nível de conhecimento sobre o mundo e suas capacidades de memória e raciocínio. Conforme veremos, a presença de um entorno social de pessoas com as quais a criança coopera e participa em cenários práticos de atividades cotidianas contribui de maneira especial para potencializar o desenvolvimento dessas capacidades cognitivas.”

A partir da interpretação do trecho acima e dos conhecimentos trabalhados em nossa disciplina, classifique as frases como verdadeiras ou falsas:

A obra de Piaget não deve ser utilizada para estudos das crianças entre 2 e 6 anos, pois está fortemente ultrapassada.

 O desenvolvimento das capacidades cognitivas das crianças é positivamente afetado por um ambiente social rico, no qual ela interaja em cenários de atividades cotidianas.

A obra de Piaget é relevante ao pensarmos no desenvolvimento das crianças de 2 a 6 anos, porém apenas se elas estiverem na etapa pré-operatoria, mas sem apresentar ainda a função simbólica. 

Crianças entre 2 e 6 anos já são capazes de codificar, transformar e organizar diferentes tipos de informação.

A obra de Piaget deve ser estudada e analisada criticamente ao pensarmos no desenvolvimento das crianças de 2 a 6 anos, buscando ampliar a visão mais positiva sobre os conhecimentos e realizações de tais crianças.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

A primeira alternativa é falsa, a teoria de Piaget sobre a fase das crianças entre 2 a 6 anos pode ser utilizada, mas tendo em vista as críticas e revisões que foram feitas de sua tese.

A segunda alternativa é verdadeira, o contexto que uma criança cresce e as coisas que são colocadas diante dela é importante para seu desenvolvimento e aprendizado.

A terceira alternativa é falsa, a tese de Piaget estabalece que a fase pré-operatória corresponde ao desenvolvimento da função simbólica, mas esta teoria deve ser utilizada com auxílio de outras.

A quarta alternativa é verdadeira, muito se fala sobre as habilidades das crianças em cada uma de suas fases e entre 2 e 6 anos as crianças já conseguem organizar e transformar informações.

A quinta alternativa é verdadeira, a obra de Piaget pode ser utilizada, mas esta utilização deve ser feita de modo crítico e auxiliado por outras teorias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais