Buscar

Pode-se considerar a respiração aeróbica um processo realizado em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

💡 3 Respostas

User badge image

Heloisa Mendonça

Na verdade são só em três etapas, na glicólise, ciclo de krebs e fosforilação oxidativa, a cadeia respiratória acaba não fazendo parte desta!
1
Dislike0
User badge image

Letícia Penariol

Em três etapas: glicólise, ciclo de krebs e fosforilação oxidativa
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ATP é a sigla empregada para se referir à molécula adenosina trifosfato. A mesma consiste na principal fonte de energia química celular, sendo composta por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato.

A respiração celular é um processo essencial em que a ATP (Adenosina trifosfato), substância responsável por suprir as necessidades energéticas das células, é produzida. A seguir, será explicado sobre as principais etapas da respiração celular: glicólise, ciclo de Krebs e fosforização oxidativa.

A glicólise, também chamada de via glicolítica, é uma etapa anaeróbica em que ocorrem diversas reações químicas a fim de produzir ácido pirúvico a partir da quebra da quebra de moléculas de glicose.

O ciclo de Krebs é realizado no interior da mitocôndria e é responsável pela degradação e construção de substâncias a fim de produzir a energia necessária para as células.

Por fim, a última etapa do processo de respiração celular é a fosforilação oxidativa, no qual uma grande quantidade de elétrons é liberada por conta da reoxidação das moléculas de NADH e FADH2, e esses elétrons são responsáveis pela formação da água, que libera a energia necessária para produção de ATP. Essa é a etapa em que a maior quantidade de ATP é produzida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais