Buscar

Qual a função da eritropoetina?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A eritropoietina, factor estimulador eritropoiético, haemopoietin ou simplesmente EPO é uma citocina glicoproteina que estimula a formação de eritrócitos e que é o principal agente estimulante eritropoietina natural. Nos seres humanos, é produzido principalmente pelo rim em células intersticiais peritubulares, células mesangiais, o restante no fígado e glândulas salivares.

Sua principal ação é estimular a citopóiese, mas a EPO também atua na diferenciação de células precursoras e também estimula em pequena medida a formação de megacariócitos. O papel parácrino da eritropoietina nas gônadas e no útero ainda não foi esclarecido. A falta de eritropoietina causa anemia e, como conseqüência, os sintomas associados, como fraqueza muscular, diminuição da tolerância ao exercício físico e tontura. No nível cerebral, desempenha um papel importante na resposta à lesão neuronal, exercendo um papel protetor em situações de isquemia, evitando a apoptose celular. A eritropoietina também está envolvida no processo de cicatrização da ferida.

1
Dislike0
User badge image

Andressa Nascimento

Hormona que controla a eritropoiese, ou a produção de células vermelhas do sangue.
0
Dislike0
User badge image

Ericka

Glóbulos vermelhos
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais