Buscar

5- O planeta Vênus é sensivelmente maior do que a da superfície terrestre, atingindo até 482°C; e maior que a do planeta Mercúrio, Porque?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Mesmo o planeta Vênus sendo 50 milhões de km mais distante do sol do que o planeta Mercúrio, ele possui um temperatura média maior, isso claramente se deve a presença de dióxido de carbono. Enquanto em Mercúrio o dióxido de carbono é praticamente inexistente, em Vênus o gás ocupa 97% de volume da atmosfera do planeta.

O dióxido de carbono age como um aquecedor da atmosfera, pois ele impede que a radiação solar que é refletida pela superfície se dissipe totalmente no espaço. No planeta Vênus, em que 97% do volume da atmosfera é de dióxido de carbono, quase nenhuma radiação se dissipa saindo para o espaço, o que acaba gerando uma média de temperaturas altíssima.

2
Dislike0
User badge image

Ana paula Borba

Porque sim
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais