Buscar

Explique as especializações da superficie basolateral das células epiteliais?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Oliveira

Alguns epitélios que desempenham funções especiais apresentam especializações de membrana, sem suas células superficiais. Essas especializações podem ser de diferentes tipos.

Microvilos são evaginações da membrana sob a forma de dedos de luva, observados em células epiteliais com função de absorção. Os microvilos aumentam a eficiência dos processos de absorção, ampliando muito a superfície de contato com o ambiente. Encontrados, por exemplo, nas células do epitélio intestinal e de partes do rim.

Cílios e flagelos são estruturas alongadas, cilíndricas, dotadas de mobilidade, revestidas pela membrana celular e que apresentam dois túbulos centrais mais dezoito periféricos agrupados dois a dois. Os cílios são encontrados em epitélios como, por exemplo, o da traqueia e das trompas uterinas. Calcula-se que uma célula ciliada tenha, em média, 250 cílios na sua superfície apical. No corpo humano, os flagelos são encontrados nos espermatozoides. Suas estruturas são semelhantes à dos cílios, com a diferença de que o flagelo é geralmente mais longo, e apresenta-se individualmente por célula.

Estereocílios são microvilos longos, ramificados e imóveis, que não devem ser confundidos com os verdadeiros cílios. São encontrados na região apical das células de revestimento do túbulo seminífero (célula de Sertoli), do epidídimo e do ducto deferente.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O tecido epitelial é formado por células justapostas com o intuito de, principalmente, proteger o corpo contra choques mecânicos e microrganismos.

Essas células apresentam especializações da membrana plasmática que auxiliam em vários processos. Essas especializações, quando na superfície basolateral, consistem de microvilosidades que aumentam a superfície de contato membranar, de estereocílios que absorvem detritos citoplasmáticos provenientes dos espermatozoides, dos cílios que retêm o muco e a poeira, dos flagelos que auxiliam na movimentação dos espermatozoides e das microcristas que retêm fluidos umectantes.

Portanto, as células epiteliais apresentam na superfície basolateral microvilosidades, estereocílios, cílios, flagelos e microcristas como especializações da membrana plasmática, onde as microvilosidades aumentam a superfície de contato da membrana, os estereocílios absorvem detritos citoplasmáticos dos espermatozoides, os cílios atuam na retenção do muco e da poeira, os flagelos atuam na movimentação dos espermatozoides e as microcristas têm a função de reter os fluidos umectantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais