Buscar

Crédito tributário é direito do sujeito ativo ou passivo?

💡 3 Respostas

User badge image

Weber Nogueira

A obrigação tributária principal e/ou acessória é dever do sujeito passivo assim como o crédito tributário é direito do sujeito ativo, nascendo assim a relação jurídica tributária entre estes dois sujeitos, passivo e ativo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

É um direito do sujeito ativo. O crédito tributário não deve ser analisando da mesma forma que a obrigação tributária, apesar de ambos terem a mesma natureza.

Sabendo disso, temos que o Fisco não possui meios para realizar a cobrança das obrigações tributárias, porém possui ações para receber os créditos tributários, que são líquidos, certos e exigíveis. Se ocorrer qualquer alteração no crédito tributário, ainda assim a obrigação existirá. Em contrapartida, se a obrigação for extinta, também será eliminado o crédito.

Portanto, se está disposto na lei, o contribuinte será o único responsável pelo crédito tributário mesmo que desconheça sua obrigação. Por isso, é de extrema importância que exista uma constante atualização sobre a legislação tributária.

0
Dislike0
User badge image

bruno

Sujeito ativo
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais