Buscar

Como acontece a formação da urina ?

💡 7 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Filtração glomerular: Ocorre em um dos muitos néfrons nos rins, especificamente nos glomérulos. Ao atingir os néfrons, o sangue é submetido a uma grande pressão que extrai água, glicose, vitaminas, aminoácidos, sódio, potássio, cloretos, uréia e outros sais.

Reabsorção tubular: Quando este filtrado rico em substâncias necessárias para o corpo passa para o túbulo contornado proximal, é submetido a uma reabsorção de glicose, aminoácidos, sódio, cloreto, potássio e outras substâncias. Embora a maior parte seja absorvida no túbulo contornado proximal, esse processo continua na alça de Henle e no túbulo contornado distal para as substâncias de reabsorção mais difíceis. Os túbulos são impermeáveis à filtragem de uréia.

Excreção: No túbulo contornado distal, certas substâncias, como penicilina, potássio e hidrogênio, são excretadas na urina em formação. Quando a bexiga está cheia, o sistema nervoso recebe o sinal para eliminar a urina.

1
Dislike0
User badge image

Noêmia Oliveira

O processo de formação da urina ocorre em três etapas básicas: filtração, reabsorção e secreção.

  • Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal. O filtrado resultante, que possui composição semelhante à do plasma sanguíneo, mas com menor quantidade de proteínas, segue em direção aos túbulos renais.

  • Reabsorção: Nessa etapa, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas para o sangue. Estima-se que 65% do total de sódio e água presentes no filtrado sejam reabsorvidos no túbulo proximal. A glicose e os aminoácidos são quase que completamente reabsorvidos. Na alça néfrica, são reabsorvidos principalmente sais. Já o túbulo distal apresenta alta capacidade de reabsorção de íons. Estima-se que cerca de 99% do filtrado seja reabsorvido nessa etapa de formação da urina.

  • Secreção: ocorre a transferência de moléculas presentes no sangue para dentro do lúmen do néfron. Entre os principais produtos secretados, podemos citar o hidrogênio, potássio e amônia.

 

1
Dislike0
User badge image

Rayane Luyze

Não sei
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais