Buscar

Pergunta sobre Obra casa Grande e Senzala - Gilberto Freyre:

Gilberto Freyre, ao escrever Casa grande e senzala, apresenta uma leitura otimista sobre miscigenação brasileira, até então tida por oturos como sendo a responsável pelos problemas sociais no pais. A relação entre raça e cultura é apresentada na perspectiva de superação do deterministmo biológico, contudo apresneta uma análise bastante polêmica, na atualidade, sobre o processo de contrução desta miscigenação. Em que consiste essa polêmica?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que Freyre apresenta a importância da casa-grande na formação sociocultural brasileira, assim como a da senzala na complementação da primeira. Além disso, Casa-Grande & Senzala busca enfatizar a formação da sociedade brasileira no contexto da miscigenação entre os brancos, principalmente portugueses, dos escravos negros das várias nações africanas e dos diferentes povos indígenas que habitavam o Brasil.

Dessa maneira, temos que, na opinião de Freyre, a própria arquitetura da casa-grande expressaria o modo de organização social e política do Brasil, o patriarcalismo.

Por fim, temos que a polêmica consiste no fato de que a cultura é resultado das características genéticas que são transmitidas pela hereditariedade.

2
Dislike0
User badge image

Jaqueline Ferreira

ele buscava compreender a relação entre raça e cultura, dizendo que a questão genética não está acima da dimensão cultural. ou seja, a existência dos problemas sociais não estaria relacionado ao caráter mestiço do povo brasileiro (pensamento *Contrário* ao determinismo biológico)
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais