Buscar

Explique política monetária?

💡 3 Respostas

User badge image

Ellu's Dbv

Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.
1
Dislike0
User badge image

Ellu's Dbv

A política orçamental, ou política fiscal, é um ramo da política econômica que define o orçamento e seus componentes, os gastos públicos e impostos como variáveis de controle para garantir e manter a estabilidade econômica, amortecendo as flutuações dos ciclos económicos e ajudando a manter uma economia crescente
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As políticas econômicas são medidas realizadas por determinados agentes, como o Banco Central, para garantir os interesses dos diversos agentes e setores da sociedade. Podem ser do tipo alocativa, distributiva ou estabilizadora, e podem fazer o uso de instrumentos como a política monetária, cambial, fiscal e social.

As políticas econômicas são medidas tomadas por importantes agentes econômicos com o objetivo de garantir determinados resultados nas esferas de produção, distribuição e demanda por mercadorias. As políticas alocativas correspondem à estratégias que tem como objetivo alocar recursos; as políticas distributivas correspondem a estratégias relacionadas à distribuição de recursos; enquanto as políticas estabilizadoras têm como objetivo resolver descompassos entre funções da economia, garantindo a busca por equilíbrio econômico-financeiro. Entre os instrumentos das políticas econômicas, destaca-se a política fiscal, que envolve os impostos pagos pelos agentes da sociedade e os subsídios oferecidos pelo governo, tais como benefícios sociais de renda e outros; também há a política cambial, que diz respeito ao setor externo da economia, à relação entre o mercado interno e o externo – o que envolve definições acerca da taxa de câmbio nacional do país, indicada pela relação entre o valor da moeda doméstica e o valor da moeda internacional; também há, finalmente, a política monetária, que diz respeito às quantidades de moeda ofertadas e demandadas pelos agentes – que se relaciona com as taxas de juros presentes numa economia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados