Buscar

Qual a função do osteoblasto e osteoclastos?

💡 2 Respostas

User badge image

Leticia Batista

Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os ossos são órgãos duros e esbranquiçados, formados por vários tipos de tecidos: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.

Nesse contexto, dois tipos de células que constituem o tecido ósseo, desempenhando funções específicas, são o osteoblastos e os osteoclastos.

Os osteoblastos atuam na síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e situam-se na superfície dos ossos. Além disso, eles concentram fosfato de cálcio e participam da mineralização da matriz.

Por sua vez, os osteoclastos são responsáveis pela remodelação óssea, participando também dos processos de absorção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais