A história e a forma de registro (sem cópia da Internet) dos os antigos sistemas de numeração: egípcio, babilônio, romano e chinês.

A HISTÓRIA DOS NÚMEROS

A Matemática foi inventada e vem sendo aplicada pelo homem em função de suas necessidades sociais. Ela está presente nas atividades mais importantes do nosso dia a dia como contar. Contamos os dias, contamos dinheiro, contamos as curtidas de uma publicação no WhatsApp, enfim, contamos, contamos e contamos.

Porém, houve um tempo em que não se sabia contar! Mas as atividades da vida primitiva fizeram com que o homem precisasse reconhecer e comparar quantidades, como, quantos animais tinham no seu rebanho, quantas luas se haviam passado para programar a plantação, quantas pessoas tinham em suas tribos.

Mediante essas situações, o homem primitivo desenvolveu o ato de contar para responder a essas e a outras questões. A ideia de quantidade estava ligada às perguntas: quantas? Quantos?

 

Um pouco de história:

 

O homem pré histórico vivia da caça, e com o passar do tempo as famílias foram aumentando, esses homes passaram a plantar e criar animais. E mediante a necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo, os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha. Ao final do dia, ao buscar o rebanho, os pastores contavam de forma inversa, retirando do saco uma pedrinha para cada animal.

Assim foram criados os números para contagem. A palavra que usamos hoje, cálculo, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha.

A compreensão da história dos números e principalmente do nosso sistema de numeração são importantes serem trabalhadas na escola. Para isso, você como futuro professor irá:

 

Pesquisar sobre:

  • Os antigos sistemas de numeração (egípcio, babilônio, romano, chinês)
  • As características do sistema de numeração decimal ou numeração indo-arábico

 

A resposta deve atender:

  • A história e a forma de registro (sem cópia da Internet) dos os antigos sistemas de numeração: egípcio, babilônio, romano e chinês.
  • As características do sistema de numeração decimal ou numeração indo-arábico.

 

As características deverão apresentar:

  • A correspondência termo a termo - correspondência biunívoca.
  • A quantidade de símbolos para representação do sistema de numeração decimal.
  • A base do nosso sistema de numeração.
  • A questão posicional do sistema decimal.
  • A utilização do ZERO no sistema de numeração decimal.
  • O fator multiplicativo de sistema decimal.
  • O fator aditivo do sistema de numeração decimal.

 

A apresentação do seu trabalho deverá atender as normas da ABNT, para trabalhos acadêmicos.

#Matemática
##PEDAGOGIA#
Disciplina:Metodologia da Matematica1.519 materiais