Buscar

Um exemplo são as citações e as referências que devem seguir as Normas da ABNT.

Para aplicar corretamente as normas de um trabalho acadêmico é necessária a padronização. Para isso, há uma convenção dotada no mundo científico. Um exemplo são as citações e as referências que devem seguir as Normas da ABNT.

Redija um texto dissertativo de 20 a 30 linhas sobre:
a) No texto científico porque deve haver o diálogo com outros autores?
b) Porque as citações e referências permitem uma melhor compreensão do assunto?
c) Porque ambas enriquecem a produção textual?

💡 3 Respostas

User badge image

Eloa negri

..
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A pesquisa científica é muito importante para a sociedade como um todo e não se limita ao âmbito de pesquisadores e cientistas que realmente realizam pesquisas dentro de laboratórios e escrevem teses e teorias sobre os fenômenos naturais e sociais que ocorrem no mundo.

Deste modo, sabemos que a ciência é uma prática de acontece de modo coletivo, por meio de uma comunidade científica que está em constante diálogo e que faz progredir e evoluir o pensamento científico por meio desta comunicação. Por isso, é importante que haja dentro da ciência certos parâmetros e um paradigma em comum para que seja possível os vários cientistas de todo o mundo conseguirem se comunicar e entender o que esta sendo pesquisado. Isto ocorre também dentro da escrita de artigos, não podemos fazer ciência sozinhos, nem mesmo falar de ciência de uma maneira isolada. Qualquer texto científico deve se posicionar dentro de um contexto científico, isto é, deve estar dentro de um plano de fundo que aponte para quais são os desenvolvimentos da área, o que outros autores e pesquisadores tem a dizer sobre o tema e quais são as perspectivas deste tema. Esta revisão de literatura é essencial para mostrar como anda a pesquisa científica, como um tema está sendo pesquisado, o que já foi encontrado, se há pesquisadores que divergem sobre experimentos e teorias, entre outras coisas.

É essencial que em um texto científico haja muitas referências a outros pesquisadores e textos porque assim é possível compreender o assunto tratado tendo em vista toda a pesquisa que está sendo desenvolvida e que já foi desenvolvida. As referências permitem que o tema seja exemplificado e pormenorizado. Além disso, se um texto visa apenas elucidar algum tema, é de primeira importância que exista dentro deles mecanismos interpretativos e indicativos de como podemos pensar este tema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais