Buscar

Bom dia! Alguém aqui já fez o trabalho de química geral, usando o Laboratório virtual:

Responda as questões abaixo (valor: 36 ptos)

1) Qual o objetivo de colocar os terminais do circuito dentro do béquer com as soluções? Justifique.

 

2) Por que é necessário lavar os terminais com o circuito desligado? 

 

3) Você conseguiria realizar o experimento de maneira correta sem lavar os terminais? Justifique. 

 

4) Em qual(is) solução(ões) (ácido acético, sulfato de cobre e ácido clorídrico) a lâmpada acendeu? O que justifica este comportamento frente à(s) solução(ões) sem este efeito (nas quais a lâmpada não acende)?

 

5) Qual o comportamento da lâmpada na solução aquosa de sacarose e na mistura de cimento com água. Justifique. 

 

6) A intensidade da lâmpada foi constante na mistura de água e cimento, ou teve variação, ou você não notou diferença? Justifique sua resposta.

 

7) Explique o comportamento da lâmpada no carvão ativado. 

 

8) Justifique a diferença de comportamento da lâmpada na mistura de água com cimento e o comportamento no cimento puro.

 

9) Com base nos seus conhecimentos e em todos os experimentos realizados, por que algumas substâncias conduzem eletricidade em meio aquoso, porém em meio sólido isso não ocorre? 

 

 

💡 3 Respostas

User badge image

Diego Santos Dos Anjos

 Experimento 1 e 2 1.

Com base nos seus conhecimentos, qual o objetivo de colocar os terminais do circuito dentro do béquer com as soluções? Justifique.

São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usadas para dissolver uma pequena quantidade de solvente e efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples. Foi necessário para ver quais soluções são condutoras de eletricidade e quais são reações de cada solução.

2. Em seu entendimento, por que é necessário lavar os terminais com o circuito desligado?

Você conseguiria realizar o experimento de maneira correta sem lavar os terminais? Justifique. Para evitar acidentes e dados ao dispositivo elétrico. Não conseguiria, pois os resultados não seriam confiáveis, poderia ter contaminação de outro material.

3. Explique o comportamento da lâmpada no carvão ativado.

Há uma oscilação na intensidade da lâmpada no carvão ativado, pois a estrutura do carvão ativado é composta por lamelas de anéis hexagonais de carbono com três ligações covalentes e uma dupla ligação conjugada, mantidas por força de Van der Waals.

4. Justifique a diferença de comportamento da lâmpada na mistura de água com cimento, e o comportamento na de cimento puro.

O cimento se trata de um composto iônico, quando em solução aquosa, conduzem eletricidade, por apresentarem íons livres. Em composto iônicos em estado sólido, a condução elétrica não é possível, pois os elétrons estão comprometidos com a ligação iônica por isso a luz não acende.

5. Com base nos seus conhecimentos, por que algumas substâncias conduzem eletricidade em meio aquoso, porém, em meio sólido, isso não ocorre?

Ocorre por meio aquoso. A existência de íons livres em meio aquoso possibilita maior movimentação eletrônica na solução.

6. Quais materiais sólidos utilizados no experimento você indicaria para ser um isolante elétrico? Com base nos seus conhecimentos, por que alguns sólidos conduzem eletricidade e outros não?

Os materiais sólidos indicados para ser um isolante elétrico, seriam os elementos que não conduzem energia. Foram eles: mármore, porcelana, papelão, isopor, espuma, parafina e o plástico.

15
Dislike0
User badge image

fabiano santana mattos

Boa noite, ainda não usei o laboratório
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais