Buscar

1. Identificar as articulações, estruturas e componentes articulares abordados

💡 2 Respostas

User badge image

Paula Santos

Articulações Fibrosas

São todas as articulações que estão quase em contato com a superfície dos ossos.

Suturas: São encontradas nos ossos do crânio e são divididos em: planas, serreadas e escamosas.

Sindesmoses: Os ossos são unidos por meio de tecido fibroso formando um ligamento que permite ou não mais movimentação. Não costumam aparecer nos ossos do crânio.

Gonfoses: Essa articulação fibrosa é responsável pela fixação dos dentes na mandíbula e pode ser encontrada entre os dentes e os alvéolos dentários. Eles ajudam a reduzir os impactos da mastigação.

Articulações Cartilagíneas

Articulações cartilaginosas que permitem pequenos movimentos das articulações.

  • Sincondrose: Nesse caso os ossos são unidos com a cartilagem hialina. Em sua maioria elas são temporárias sendo substituídas pelo osso.
  • Sínfises: As articulações unidas pelas sínfises são cobertas pela cartilagem hialina e os ossos possuem um forte tecido fibroso. Ela pode ser encontrada entre as vértebras, entre o sacro e o cóccix e no osso da cintura pélvica.

Articulações Sinoviais

Esse tipo de articulação permite mais movimento e comunicação entre um osso e outro. São constituídas de cartilagem.

Articulação Plana ou Monoaxial:

A articulação faz movimentos em torno de um eixo com a possibilidade apenas de flexão e extensão. Ex: movimento do cotovelo. Gínglimo ou Dobradiça – possibilitam a movimentação em apenas um plano. Articulação pivô ou Trocóide – Permite apenas o movimento de rotação.

 

Articulação Biaxial:

Quando a movimentação ocorre em torno de dois eixos. São as articulações que conseguem realizar abdução, flexão, extensão e adução. Articulação Condilar – Possibilita o movimento do osso em duas direções como acontece com o punho. Articulação Selar – Os ossos unidos por essa cartilagem são modelados e realizam movimentos de flexão/extensão e adução/abdução.

Articulação Triaxial:

Esse tipo de articulação realiza movimentação através de 3 eixos e podem ser encontrados nas articulações do quadril e ombro. Esferóide ou Enartrose: Nessa articulação o osso distal movimenta-se através de vários eixos com um centro em comum.

Articulações Móveis

⇒ Ligamentos: Os ligamentos são elásticos, resistentes e feitos com fibras colágenas entrelaçadas e flexíveis.

⇒ Cápsula Articular: Membrana que envolve as articulações sinoviais e possui uma membrana sinovial e uma membrana fibrosa.

⇒ Discos e Meniscos: Encontrados em muitas articulações sinoviais, os discos e meniscos são estruturas fibro cartilaginosas. Eles são importantes para que as articulações sejam amortecidas. Os meniscos podem ser encontrados nas articulações do joelho.

⇒ Bainha Sinovial dos Tendões: Ajudam no deslizamento dos tendões.

⇒ Bolsas Sinoviais (Bursas): Fendas que ajudam no deslizamento de tendões e músculos sobre ossos e ligamentos.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O esqueleto é o nome dado para um conjunto de ossos e cartilagens interligados para constituir a estrutura do corpo humano. O mesmo apresenta diversas funções: proteção dos órgãos, sustentação, movimentação, armazenamento de íons, minerais, gorduras e a produção de células sanguíneas.

Por sua vez, os ossos são órgãos duros e esbranquiçados, formados por vários tipos de tecidos: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.

Por fim, a articulação é formada pela junção de dois ossos, juntamente com os músculos esqueléticos, ligamentos e cápsula articular. Ossos dos tipos longos, curtos, planos e irregulares podem formar as articulações em diversas partes do corpo humano.

Com relação ao grau de mobilidade das articulações, as mesmas são classificadas em:


  • Sinartrose: articulações fibrosas, situadas entre ossos e que possuem como principal característica o fato de serem inflexíveis;
  • Anfiartrose: tratam-se de articulações semi-móveis, flexíveis e cartilagisonas, caracterizadas por possuirem cartilagem entre os ossos a fim de evitar o desgaste excessivo dos mesmos;
  • Diartrose: articulações flexíveis, caracterizada pela existência de um líquido sinovial que evita o desgaste decorrente do artrito. Tais articulações situam-se entre a pele e os ossos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais