Buscar

Prova II SOCIOLOGIA

Na atualidade, em que se é surpreendido constantemente com inovações tanto em termos de matérias-primas, meios de produção e produtos, tem-se defendido que a educação representa um fator fundamental no sentido de inserir, preparar, atualizar o trabalhador no mercado de trabalho. Contudo, esse entendimento nem sempre foi nesse sentido; em outras épocas, a educação tinha outras finalidades e sentidos. Diante disto, analise as sentenças a seguir:

I- No período da Idade Média, o objetivo da educação era questionar os dogmas religiosos e as hierarquias feudais, valorizar os conhecimentos produzidos pela ciência e pela utilização de métodos racionais.
II- Na antiguidade grega, a educação deveria auxiliar o homem a abandonar o estado de alienação, do mundo das aparências e das imagens distorcidas, no sentido de alcançar o mundo real, verdadeiro e das ideias.
III- Na sociedade moderna, os objetivos da educação eram distintos e até contraditórios. Por um lado, pregava-se uma educação voltada a compreender os mecanismos e funcionamentos do mercado econômico; por outro lado, promover a revolução social e instituir uma sociedade socialista.
IV- No Brasil, a educação foi historicamente um privilégio de poucos, que não tinham a necessidade de trabalhar para garantir seu sustento e podiam residir no exterior.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
  a) Somente a sentença II está correta.
  b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
  c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
  d) As sentenças I e II estão corretas.
 
 

💡 2 Respostas

User badge image

Bruna Dias

C - Somente a alternativa I, III e IV estão corretas.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A sentença I está errada, na Idade Média a educação não era universal, sendo limitada ao clero e alta nobreza e, assim, sendo vincula com a religião.

A sentença II está errada, a educação na Grécia Antiga era uma educação que levava a verdade, mas principalmente às virtudes. Esta concepção de abandona do sensível é prerrogativa apenas do pensamento platônico.

A sentença III está errada, a educação moderna não tinha como objetivo pautar um socialismo.

A sentença IV está correta, a educação no Brasil sempre foi um privilégio de poucas pessoas, no caso as elites.

Portanto, temos que todas as sentenças estão erradas com exceção da IV e, assim, nenhuma das alternativas representadas estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais