Buscar

Na movimentação de um robô manipulador, é possível utilizar a cinemática direta e a cinemática inversa.

Quanto aos dois tipos de cinemática aplicada ao robô é possível afirmar que: 

I. Na cinemática direta, ao escolhermos um ponto no espaço 3D e uma orientação para o TCP do robô, o controlador do robô passa então a calcular em tempo real todos os valores (os pulsos e ângulos) necessários para que cada atuador (servomotor) associado a cada junta do robô alcance o ponto pré-definido.II. Uma vez que o robô alcançou um ponto pré-definido a partir de um ponto de origem, o controlador do robô realizará a trajetória de retorno, ou seja, a cinemática inversa.III. Na cinemática inversa, o movimento não necessita necessariamente de um modelo matemático do robô que é controlado. Basta avançar e/ou retroceder, via o sistema de controle, os atuadores associados aos graus-de-liberdade do robô.



É correto apenas o que se afirma em

  a.

[ ] I.

  b.

[ ] II.

  c.

[ ] III.

  d.

[ ] As três afirmações são falsas.

  e.

[ ] As três afirmações sãoverdadeiras.

💡 7 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que a cinemática é caracterizada como sendo o ramo da física e da mecânica que descreve o movimento de acordo com a velocidade, posição e aceleração do corpo, sendo que esses se classificam quanto a trajetória ou quanto a velocidade escalar, sendo que as duas categorias principais são: movimento uniforme e movimento variado.

Contudo, ao considerarmos a movimentação de um robô manipulador, pode ocorrer a utilização da cinemática direta e da cinemática inversa, em que os dois tipos de cinemática são aplicáveis ao robô.

Por fim, ao observarmos o enunciado e as respectivas assertivas, verificamos que a resposta correta é a letra “D” - todas são falsas.

1
Dislike0
User badge image

Jefferson PPereira

As três afirmações são falsas.


1
Dislike0
User badge image

Daniel Jorge da Silva

Alternativa (d)  As três afirmações são falsas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais