Buscar

Oque é grande circulação?oque é circulação sistêmica?

💡 3 Respostas

User badge image

Jéssica Ferrari

Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Por grande circulação, ou circulação sistêmica, entende-se a parte do sistema circulatório que tem a tarefa de enviar sangue (já oxigenado pela pequena circulação e rico em nutrientes coletados pelas paredes intestinais) a todos os tecidos.

Do átrio esquerdo do coração, o sangue, já rico em oxigênio, como já foi dito, é empurrado para o ventrículo esquerdo subjacente e a partir dele por meio de uma forte contração, chamada sístole , na aorta e depois em todos os distritos do corpo. Através de um ramo da aorta, leva primeiro às paredes intestinais, onde também enriquece os nutrientes úteis para os vários tecidos perfundidos e, quando os atinge, produz o último, juntamente com o oxigênio, e coleta as substâncias residuais ( catabolitos ) do tecidos em si.

A partir da aorta abdominal, o sangue é direcionado para o aparelho excretor, onde é filtrado pelos rins e, finalmente, por meio da veia cava inferior, retorna ao coração; mas desta vez para o átrio direito, a partir do qual passa para o ventrículo direito subjacente e a partir dele é empurrado (com outra sístole ) em direção aos pulmões, iniciando novamente a pequena circulação. Uma vez finalizado, o sangue retorna ao átrio esquerdo e o ciclo recomeça.

0
Dislike0
User badge image

Patricia Martins

Grande circulação, também chamada circulação sistêmica ou circulação geral um dos circuitos da circulação sanguínea dupla, entre o coração e todo o organismo. O sistema circulatório transporta o sangue oxigenado para longe do coração e retorna o sangue desoxigenado de volta para o coração.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais