Buscar

Um estudante está modelando o movimento da onda estacionaria em uma corda de comprimento

Um estudante está modelando o movimento da onda estacionaria em uma corda de comprimento L = 10 m. Este estudante sabe que o comprimento de onda do movimento da onda estacionária é igual a               . Deseja-se saber a posição do anti-nodo quando n = 4 para esta onda estacionária. 
A posição deste anti-nodo será igual a:

 

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A onda é uma propagação em energética em certo meio, até mesmo em uma corda. Uma onda estacionário pode ser caracterizada pelo seu padrão de vibração estacionário, ou seja, existem pontos fixos no tempo de valor nulo (nodos) e pontos de máximos também fixos (antinodos). Esse tipo de onda é resultado de uma superposição de duas ondas com mesma frequência, amplitude, comprimento de onda, mas em sentidos opostos. No caso de oscilações em uma corda, é importante analisar as condições de contorno, pois essas influenciam diretamente no resultado. Vamos supor que a corda esta presa em ambas as extremidades e, visto que seu modo de vibração é \(n=4\) a corda irá apresentar \(4\)antinodos. Sendo assim, o comprimento de onda é medido a partir de um vale e uma crista e dado que a corda esta vinculada nas extremidades o primeiro antinodo é \(\dfrac{\lambda }{4}\)

Logo, o primeiro antinodo da corda é: \(\boxed{{x_4} = 3,75m}\)

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais