Buscar

O tipo de músculo não estriado não apresenta estriações transversais características dos outros tecidos musculares. Isso ocorre porque ?

💡 3 Respostas

User badge image

Tainara Soares

Ocorre porque não existem filamentos de actina e miosina nesse tipo de tecido muscular
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um dos tecidos mais importantes e evidentes do organismo é o muscular, já que é através dele que conseguimos nos movimentar.

Esse tecido pode ser divido em três classes distintas, que são o tecido muscular esquelético, liso e estriado. O tecido esquelético é o que torna possível os atos de andar, correr, nadar, etc. Já os tecidos muscular liso e estriado, ao contrário do anterior, são responsáveis pelos movimentos involuntários como os movimentos do intestino e o batimento do coração, respectivamente. Uma distinção entre o músculo liso (não estriado) e o estriado é que o primeiro não apresenta as estrias devido os filamentos proteicos de miosina e actina não se organizarem como no estriado.

Portanto, o músculo não estriado não apresenta estriações transversais porque os filamentos de miosina e actina não se organizam como no músculo estriado.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais