Buscar

Qual a importância do E-Social na Segurança do Trabalho?

💡 3 Respostas

User badge image

Tiago Fagundes

As informações de SST é, dentre todas, a fase de maior complexidade em termos de conhecimento sobre a empresa, tendo em vista que envolve a exposição de cada ambiente da organização, os riscos de cada atividade, o monitoramento dos riscos e da saúde do trabalhador, bem como as comprovações sobre treinamentos e capacitações para o desenvolvimento de cada atividade.

 

Considerando que hoje o monitoramento (pelos órgãos fiscalizadores) no aspecto de Saúde e Segurança do Trabalho é feito eventualmente, tendo em vista que só ocorre diante de uma fiscalização pelo Ministério do Trabalho (atual Secretaria Especial de Previdência e Trabalho - SEPT), atualmente muitas empresas cumprem estes requisitos de forma parcial, cujas informações sequer são informatizadas.

 

As informações sobre SST a serem prestadas ao eSocial envolvem diretamente, na prática, todo o mapeamento estrutural e consolidado dos seguintes programas:

 

  • PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional;

  • PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos;

  • LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho;

  • PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;

  • PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção;

  • CAT - Comunicação de Acidente do Trabalho.
0
Dislike0
User badge image

Marcos Antonio Eloy

O cadastramento obrigatório na plataforma eSocial será definitivamente implantado em janeiro de 2019, sendo recomendado às empresas que realizem a coleta e atualização de dados durante este ano, a fim de estar em acordo com a nova ferramenta de controle assim que implantada.

 

Uma das áreas de maior impacto com o novo sistema de compilação dos dados empregatícios é a parte que diz respeito à SST (Saúde e Segurança do Trabalho). Ao passo que a integração das informações dos diversos setores é realizada, as empresas podem constatar que, em sua grande maioria, os dados coletados são os mesmos de procedimentos realizados anteriormente para controle dos empregados, sendo sua passagem para o eSocial apenas uma espécie de releitura do que já era comumente realizado. O SST, no entanto, caracteriza-se como um fator um pouco diferenciado dos demais, já que abrange informações das quais o repasse aos órgãos legislativos de controle e autuação não eram obrigatórios.

 

No caso do repasse dos eventos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho, o empregador deve ficar atento aos seguintes âmbitos, cujo envio será exigido no primeiro mês do próximo ano: Evento S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho, Evento S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador, Evento S-2221 – Exames Toxicológicos do Motorista Profissional, Evento S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco, e Evento S-2245 – Treinamentos, Capacitações e Exercícios Simulados.

 

Já os principais programas e laudos obrigatórios exigidos pelo eSocial variam conforme a natureza do serviço prestado e as atividades desenvolvidas pela empresa. Alguns dos principais, que devem ser implantados e emitidos, são: PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-7), PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR-9), PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (NR-18), PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos (NR-22), Laudo Técnico de Insalubridade (NR-15), Laudo Técnico de Periculosidade (NR-16), entre outros.

 

Essas regulamentações auxiliam no controle de acidentes de trabalho e na ação de prevenção contra possíveis riscos ao trabalhador. A vantagem fixada às instituições e aos empregadores se relaciona com a economia gerada por ações de precaução, como as descritas. Estas evitam que a empresa sofra autuação e, consequentemente, multa, por falhas de conduta detectadas em fiscalizações do Ministério do Trabalho, além de gerarem menores gastos do que os dispendidos pelo pagamento das indenizações de danos à saúde e integridade física e mental dos colaboradores – penalidade que leva, muitas vezes, empresas à falência.

0
Dislike0
User badge image

Sara Lucas

eSocial altera significativamente a rotina dos profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional, que passarão a enviar eletronicamente informações sobre os postos de trabalho para o Ministério do Trabalho, Receita Federal e INSS, antes disponíveis para estes órgãos mediante a visitas e/ou solicitações formais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais