Buscar

Qual é a principal via de oxidação dos Lipídeos? Onde ocorre? Qual o papel da carnitina no metabolismo de ácidos graxo.

💡 4 Respostas

User badge image

Ana Karina Santos Abreu

Os ácidos graxos com mais de 12 carbonos precisam ser transportados ativamente para dentro da mitocôndria associados à CoA e pela via da carnitina. Dentro da mitocôndria, os ácidos graxos são degradados no ciclo de Lynen (β-oxidação).    Função. L-Carnitina é uma substância que desempenha um papel importante no metabolismo da gordura, transportando os ácidos graxos de cadeia longa, para a mitocôndria (fonte energética das células), contribuindo assim para a combustão da gordura.

1
Dislike0
User badge image

Carla Maria Gesser

A carnitina tem a função de transportar os ácidos graxos através da membrana mitocondrial interna do citoplasma da célula para a matriz mitocondrial.

A via de degradação dos ácidos graxos chama-se -oxidação e ocorre na matriz mitocondrial

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os ácidos graxos são oxidados pelas mitocôndrias nas fibras musculares esqueléticas durante a atividade física, principalmente de duas fontes: tecido adiposo e triglicerídeos intramusculares (IMTG) . O músculo pode oxidar ácidos graxos tanto de seus próprios estoques internos (IMTG) quanto dos ácidos graxos transportados na corrente sanguínea do tecido adiposo, para apoiar a atividade e contribuir para a produção de ATP através da fosforilação oxidativa. Essa escolha é determinada principalmente pela intensidade e duração do exercício, bem como pelos alimentos ingeridos.

Durante o exercício aeróbico de baixa intensidade no início da atividade, os músculos usam principalmente os ácidos graxos livres (AGLs) disponíveis no sangue até cobrir toda a demanda. Quando o exercício é aumentado para intensidade moderada, os músculos começam a extrair parcialmente de suas próprias reservas intramusculares (IMTG) como uma fonte lipídica adicional para fornecer energia dentro de 2 horas de atividade. Após 2 horas, a demanda lipídica pelos músculos passa para a AGL circulante. No início do exercício aeróbico de alta intensidade, há um maior uso de carboidratos à custa dos lipídios. Os lipídios são a principal fonte de energia para o funcionamento do corpo e para a síntese de ATP e, portanto, a liberação de AGL do tecido adiposo na corrente sanguínea para cobrir a demanda de energia das células.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais