Buscar

No contexto comunicativo, pode-se perceber que o ser humano usa a linguagem para diversos fins. Quais as funções da linguagem?

💡 3 Respostas

User badge image

Luiza Aparecida de Oliveira

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A linguagem trata-se do sistema por meio do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos por meio da fala, da escrita e de outros signos convencionais.

Nessa área, Vygotsky, grande nome da psicologia, aponta períodos da linguagem: a linguagem social, linguagem egocêntrica e a linguagem interior. Mais detalhadamente tem-se que:


  • Linguagem social: Têm como função denominar e comunicar, é a primeira linguagem que surge no ser humano;
  • Linguagem egocêntrica: É a linguagem da pessoa com ela mesma, e não uma linguagem de comunicação social. A fala egocêntrica é transição da linguagem de comunicação para linguagem cognitiva. Um exemplo seria a fase da infância, quando a criança fala pra si mesmo em voz baixa, nesta fase é o instrumento utilizado para estruturar uma resolução de um problema;
  • Linguagem interior: Ocorre após a linguagem egocêntrica é fase que em pensamos as palavras, sem a necessidade literal da fala. É pensar em palavras e usar isso na resolução dos problemas, muitas das vezes a verbalização destas palavras não é de fácil expressão, justamente por estar mais associada ao pensar do que meramente comunicar.
  • Portanto, tem-se que a linguagem possui função comunicativa, referencial, emotiva, poética, fática, conativa e metalinguística.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais