Buscar

Q.8 - Mecânica Clássica

PERGUNTA 8

  1. Imagine que um boxeador recebe um golpe do qual não consegue desviar, desloca seu rosto para trás e, assim, aumenta o tempo de contato do golpe. Com isso, ele diminui a força exercida sobre ele devido ao impulso aplicado. Além dessa situação cotidiana de impulso, podemos imaginar outra: quando pulamos de uma determinada altura, por exemplo, caímos com as pernas esticadas e dobramos os joelhos até chegar ao chão. Com isso, o tempo de contato com o solo aumenta e a força média exercida na queda diminui.
    Agora, analise outra situação relacionada ao impulso: um jogador de futebol irá cobrar um pênalti. Após o chute, a bola de futebol de massa 0,40 kg sai com velocidade de 24 m/s. O tempo de contato entre o pé do jogador e a bola é de 3,0 . 10 -2 s. Qual é a quantidade de movimento que a bola adquiriu com o chute e a força média aplicada pelo jogador?

       

    10,4 N . s e 460 N.

       

    9,6 N . s e 320 N.

       

    6,5 N . s e 360 N.

       

    12,2 N . s e 480 N.

       

    5,8 N . s e 260 N.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

Temos que a bola de futebol, que possui massa \(m=0,4\;kg\), sai com velocidade \(v=24\;m/s\), sendo o tempo de contato entre a bola e o pé do jogador \(t=3\times10^{-2}\;s\).

A quantidade de movimento é dada pelo produto entre a massa e a velocidade, sendo assim, \(Q=mv=0,4\cdot24=9,6\). Logo, a quantidade de movimento adquirida pela bola é \(\boxed{Q=9,6\;s}\).

Para encontrar a força, precisamos encontrar a aceleração aplicada na bola no tempo de contato, que será dada por \(v=at\Rightarrow a =\dfrac{24}{3\times10^{-2}}=800\;m/s^2\).

Pela segunda lei de Newton, \(F=ma=0,4\cdot800=\boxed{320\;N}\)

Portanto, a alternativa correta é a letra (c).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais