Buscar

Acerca de proteínas, enzimas, DNA e RNA, julgue o item.

Acerca de proteínas, enzimas, DNA e RNA, julgue o item subsequente.

A presença de um dos três códons de terminação (UUA, UAG ou UGA) pode ser suficiente para sinalizar ao ribossomo o final do processo de tradução, uma vez que esses códons não são reconhecidos por um tRNA.

💡 2 Respostas

User badge image

Danielle Pereira dos Santos

Os códons são trincas de bases de aminoácidos que codificam uma proteína. Sabendo disso, temos que os códons UUA, UGA, UAG são conhecidos por Stop códons, ou seja codóns de parada. Então eles são responsáveis por sinalizar o final do processo de tradução.

Por isso quando temos a deleção de alguma códon podemos "gerar" uma sequência protéica curta e sem utilidade para o nosso corpo, que acabará sendo descartada.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um códon de parada determina, assim, o final de um quadro de leitura que permite a biossíntese de uma proteína e, portanto, é uma condição necessária para um segmento de ácido nucleico codificador.

O trigêmeo base de um códon de parada em um mRNA (RNA mensageiro) leva ao término da tradução durante a biossíntese de proteínas em uma célula e, assim, marca o final da sequência de nucleotídeos que codifica uma proteína e, portanto, sua sentença, semelhante ao ponto no final de uma frase para ser conectado aos aminoácidos.

A contraparte do códon de parada é o códon de início no início desta sequência de nucleotídeos em que a tradução começa.

Três bases nucleadas consecutivas, um trigêmeo, formam a menor unidade significativa do código genético, chamada códon. Cada trigêmeo de base dentro de um quadro de leitura aberto codifica um dos aminoácidos proteogênicos que compõem uma cadeia polipeptídica, exceto os códons de parada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais