Buscar

Qual a diferença doutrinária entre "verdade real" e "verdade formal" ? Como esses dois conceitos são aplicados no processo civil e no penal ?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Carolina Motta Furquim

A verdade real é uma questão de prova, tem compromisso com a verdade material, com os fatos.

A verdade formal é uma questão de direito; é uma presunção determinada por lei – as presunções legais são inferências lógicas.

A busca do juiz é pela maior aproximação possível da verdade real, ou seja, atingir razoável grau de certeza.

A verdade real é uma questão de epistemologia, não de direito processual. Em diversos casos concretos é impossível de se verificar a verdade real.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O princípio da verdade real (também chamado de princípio da verdade material) apesar do nome, não está tão alinhado com a verdade fatídica do que realmente aconteceu no caso. A verdade real pode ser confundida com o princípio da livre iniciativa probatória, por meio do qual o magistrado não é obrigado a se satisfazer somente com as provas apresentadas ou solicitadas pelas partes.

Enquanto isso, a verdade formal atua limitando a prova empregada no processo racional da decisão, diferente da verdade real, que possibilita trazer às seções as provas sem depender da vontade ou da iniciativa de qualquer uma das partes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais