Buscar

Pedagogia Tradicional Linhas de pensamento

Na Pedagogia Tradicional a ênfase se dava em colocar a teoria se sobrepondo a prática, e nesse sentido o professor era o centro do ensino. A exposição de conteúdo se dava de forma mecânica e muitas vezes considerado enciclopédico, ainda assim, na educação tradicional acabamos por encontrar duas linhas de pensamento que acabam por justificar suas práticas. Destaque quais são essas duas linhas que justificam suas práticas e suas características e em um segundo momento aponte qual a semelhança dessas linhas no que diz respeito ao aluno.

💡 3 Respostas

User badge image

Alinne Ferreira

A teoria fundamenta a prática, com isso, deve-se ter uma base teórica para que se possa executar os conceitos de forma prática.

Essas linhas devem estar interligadas, visto que são complementares, de forma a consolidar o processo de ensino e aprendizagem.

Por meio da prática o aluno terá a oportunidade de aprender não apenas por aquilo que ele escutou, mas por aquilo que ele pode validar e confirmar de forma prática.

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Pensar a educação, seus objetivos, abordagens e metodológica tem sido uma investigação perene no âmbito científico, já que o processo educacional é uma das práticas que mais tem consequências sociais, históricas e políticas.

Existem várias tendências que se dividem e exemplificam o papel da educação e a Pedagogia Tradicional se insere dentro de uma tendência liberal, isto é, a educação se apresenta como sendo neutra e seu papel não é identificado frente a um plano de fundo político e cultural. A Pedagogia Tradicional também apresenta duas vertentes distintas, uma delas entende que a educação deve preparar o aluno para ingressar no ensino superior e a outra entende que o aluno deve ser formado para o mercado de trabalho. Assim, estas duas linhas entendem que a transmissão de conhecimento é o mais importante e que o aluno tem como função a assimilação deste conhecimento e sua repetição em outros âmbitos da vida.

0
Dislike1
User badge image

Tiago Santos

Ah pedagogia tradicional colocava o professor como o centro de tudo. E os alunos considerados tabulas rasas, sem conteúdo nenhum prévio.
Usavam cartilhas e o método de ensino era a memorização e repetição.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais