Buscar

sociologia do esporte: cenários e perspectivas, sobre como foram realizados os estudos histórico-sociológicos nas modalidades futebol e voleibol

Questão 2/5 - Aspectos das Humanidades na Educação Física

Considere o extrato de texto a seguir:

 

“O esporte reveste-se de grande importância no mundo moderno, constituindo um gigantesco mercado de bens, produtos e serviços. Sua presença é marcante no dia-a-dia das pessoas, as quais mantêm com ele as mais variadas relações.”

 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSUMPÇÃO, L. O. T.; SAMPAIO, T. M. V.; CAETANO, J. N. N.; CAETANO JÚNIOR, M. A.; SILVA, J. V. P. Temas e questões fundamentais na Sociologia do esporte. Revista brasileira de Ciência e Movimento, v. 18, n. 2, p. 92-99, 2010. p. 93.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas, sobre como foram realizados os estudos histórico-sociológicos nas modalidades futebol e voleibol na via de desenvolvimento da sociologia do esporte chamada de história das modalidades esportivas, é correto afirmar que:

  A

O estudo de futebol conduziu o esporte ao espetáculo e as leis mercantis e o estudo do vôlei teve sua transição do amadorismo para o profissionalismo que ressignificou o esporte em espetáculo esportivo.

  B

Os estudos sócio-históricos das modalidades do futebol e do vôlei ficou marcada pelo amadorismos e falta de comprometimento dos dirigentes nos estudos sócios-históricos das modalidades durante diversas décadas.

  C

Os estudos histórico-sociológicos nas modalidades futebol e voleibol tiveram suas políticas modificadas por causa de conflitos entre os presidentes das respectivas confederações.

  D

Os estudos sócios-históricos das modalidades de vôlei e futebol foram apresentados na década de 1980 a 1990 com objetivo principal de estabelecer metas para o crescimento das modalidades.

  E

Os estudos sócios-históricos ficaram marcados pelos conflitos pessoais dos presidentes das duas modalidades: vôlei e o futebol. Isso ocasionou a necessidade da compreensão sociológica das questões

💡 6 Respostas

User badge image

Wiilton Silva

letra a

2
Dislike0
User badge image

Carla Bastos

leta  a

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As atividades físicas são de fundamental importância para todas as pessoas, devido aos benefícios na saúde das pessoas que a mesma é capaz de proporcionar. Uma ótima forma de praticar exercícios físicos é através dos esportes, que não são apenas atividades físicas, mas também envolvem diversos aspectos como interação entre indivíduos e torna-se fundamental para o desenvolvimento psicológico e social de jovens e adolescentes, ensinando-os a lidar com pressão e adversidades.

O futebol e o vôlei são dois dos principais esportes existentes no mundo todo, proporcionando evidentes e únicas interações sociais. Devido a esses fatos e analisando cuidadosamente cada uma das alternativas dispostas acima, podemos concluir que a alternativa que melhor representa e relata as ideias principais do texto são as da alternativa B.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais