Buscar

como eu sei se um gás ideal é mono, di, poliatômico? qual a diferença ?

💡 2 Respostas

User badge image

Tiago Ferreira

Você descobre pela razão entre o cv e o cp se a divisão der 1,67 é monoátomico, se der 1,44 é diatomico e 1,33 é  poliatomico. A difereça são os gruas de liberdade que podem ser maiores ou menores dependendo da pressão e valume.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que um gás é chamado gás ideal ou perfeito quando sua pressão P, volume V e temperatura T obedecem à equação de Clapeyron.

Por conseguinte, observamos que a fórmula para se achar um gás monoatômico, está de acordo com a fórmula: ΔU=3/2nRΔT. Além disso, temos que para o cálculo dos átomos diatômicos, verificamos que a fórmula é a seguinte: ΔU=5/2nRΔT, servindo, também todos aqueles que forem poliatômicos.

Por fim, iremos verificar que os monoatômicos são aqueles que são formados por átomos isolados e não por moléculas, como seria o caso do hélio, do neônio ou outro gás nobre; já os diatômicos são aqueles em que possuem moléculas formadas apenas por dois átomos e os poliatômicos se estabelecem a partir da conjuntura de diversos átomos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais