Buscar

O que são carboidratos e aminoácidos?

💡 4 Respostas

User badge image

Michelle Shimiti Marques

Aminoácidos são moléculas orgânicas essenciais para que haja a fabricação de cadeias de proteínas num organismo vivo. A estrutura molecular dos aminácidos é constituída de átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N).

Carboidrato é um macronutriente formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.

1
Dislike0
User badge image

Walter Sotto

Aminoácidos são moléculas orgânicas essenciais para que haja a fabricação de cadeias de proteínas num organismo vivo. A estrutura molecular dos aminácidos é constituída de átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N).

Carboidrato é um macronutriente formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.

0
Dislike0
User badge image

Pedro Arthur

  1. 2. CARBOIDRATOS
  2. 3. Hidratos de Carbono. São substâncias orgânicas usadas nos processos bioquímicos orgânicos. Sintetizados na natureza pelas plantas, através do processo de fotossíntese.
  3. 4. Mais conhecidos - Açúcares: Glicose, Frutose e Sacarose. E suas macromoléculas: Celulose e Amido. Chamados de Alimentos Combustíveis – produzem a energia necessária para o funcionamento do organismo, mantendo a nossa temperatura estável.
  4. 5. Os carboidratos mais complexos devem ser hidrolisados a mais simples para serem absorvidos. Quando sintetizados são absorvidos no intestino para o fornecimento de energia imediata; ou armazenada no fígado e no músculo na forma de glicogênio.
  5. 6. São recomendados de 55-75% de carboidratos em relação ao total de uma dieta. Sua carência pode ocasionar fraqueza, tremores, mãos frias, nervosismo, tonturas, irritabilidade e desmaio.
  6. 7. Classificação dos Carboidratos: Monossacarídeos – chamados de açúcares simples. Exemplos: glicose, frutose, galactose. Simples – Encontrados nos doces, leite e frutas. Têm maior teor de glicose e por isso são digeridos mais rapidamente.
  7. 8. Glicose: Produto da hidrólise dos carboidratos. É armazenada na forma de glicogênio como fonte de energia. Constituem as frutas, cereais, raízes, mel, legumes.
  8. 9. Frutose: É o mais doce dos açúcares. Encontrado nas frutas. Transformada em glicose no fígado. Galactose: Produzida a partir da hidrólise da lactose (açúcar do leite e derivados).
  9. 10. Dissacarídeos: Polímeros de monossacarídeos unidos pelas ligações glicosídicas. Dividem-se em Redutores e Não Redutores.
  10. 11. REDUTORES Lactose: É o menos doce dos açúcares, encontrados no leite e derivados. Maltose: É o açúcar do malte; elemento básico da estrutura do amido.
  11. 12. NÃO-REDUTORES Sacarose: União da glicose com a frutose. Encontrada na cana-de-açúcar, beterraba, xarope de milho, legumes, frutas e mel. Hidrolisada por enzimas com formação de monossacarídeos, ocorrendo sua inversão formando o açúcar invertido.
  12. 13. Complexos – Garantem uma saciedade mais prolongada. Encontrada nos cereais, pães e massas, sendo mais eficientes pela versão integral. Polissacarídeos – macromoléculas naturais, formados pela condensação de monossacarídeos.
  13. 14. Amido: É a reserva mais importante de nutrição das plantas (sementes, tubérculos, rizomas e bulbos). Constituído de dois polissacarídeos: Amilose e Amilopectina.
  14. 15. Ainda possui os Polissacarídeos Indigeríveis chamadas de Fibras Alimentares Solúveis e Insolúveis. Outros exemplos de Polissacarídeos: Celulose, Dextrina, Pectina, Glicogênio.
  15. 16. FrutoOligossacarídeos – são as fibras não metabolizadas, servem de substrato para a flora intestinal. Oligossacarídeos – obtido pela quebra do amido, pode substituir o açúcar por ser menos calórico. Exemplos: aspargo, alcachofra, banana, trigo, soja e mel.
  16. 17. AMINOÁCIDOS
  17. 18. Formados por átomos de Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio. Podendo conter átomos de Enxofre e Fósforo. São monômeros essenciais para a formação das proteínas.
  18. 19. São sólidos cristalinos, incolores, têm sabor adocicado, alguns insípidos e outros amargos. Sofrem decomposição em altas temperaturas.
  19. 20. Além de construir células.. Atuam como sistema tampão – no controle do pH das células. Formam Anticorpos; fazem parte do Sistema Hormonal; transportam oxigênio por todo o corpo.
  20. 21. É necessário 0,8 gramas/kg/dia em adultos saudáveis. Sua carência pode ocasionar alterações nos processos bioquímicos e fisiológicos e na síntese proteica.
  21. 22. Classificação Nutricional: Exemplos – Arginina, Fenilalanina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Treonina, Triptofano, Histidina e Valina. Essenciais – aqueles em que o organismo não pode sintetizar ou sintetiza muito lentamente.
  22. 23. Condicionalmente Essenciais – essenciais apenas em determinadas situações patológicas ou em organismos jovens e em desenvolvimento.
  23. 24. Exemplos – Alanina, Cisteína, Glicina, Glutamina, Tirosina, Serina, Aspartato, Glutamato. Não-Essenciais – simples de serrem sintetizados. Produzidos pelo organismo, não necessitam estar na alimentação.
  24. 25. Os Aminoácidos Não- Essenciais... - Glutamina – abundante no tecido muscular. Atua como nutriente em células imunológicas, estimula síntese proteica. - Aspartato e Glutamato – função de neurotransmissor excitatório. Importante no metabolismo das vias metabólicas.
  25. 26. Síntese e Metabolismo: São derivados de intermédios da glicólise. Após metabolizados podem se transformar em glicose e em corpos cetônicos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais