Buscar

A partir do disposto acima, elabore um texto dissertativo sobre a “Atuação dos pedagogos em espaços não escolares”, considerando:

A contemporaneidade mostra uma “sociedade pedagógica”, que exige a ampliação dos campos de atuação do pedagogo. O pedagogo pode atuar em duas esferas de ação educativa: escolar e extraescolar. Nos espaços considerados não escolares, o pedagogo gerencia muito mais do que aprendizagens, sua atuação exige inúmeros conhecimentos teóricos e outras habilidades para planejar e construir a dinâmica de suas relações e práticas. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia ( Resolução CNE/CP N1, de 15/05/2006), em seu artigo 4., dispõem: “O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de  serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos”.

BRASIL/CNE. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006.

A partir do disposto acima, elabore um texto dissertativo (mínimo 10 e máximo 15 linhas) sobre a “Atuação dos pedagogos em espaços não escolares”, considerando:  

a) A atuação do pedagogo, descrevendo atividades pertinentes ao trabalho pedagógico em espaços não escolares.

b) A utilização entre 2 a 3 argumentos que defendam a importância da participação do pedagogo em espaços não escolares, nomeando exemplos de espaços em que está atuação se torna representativa.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O pedagogo em ambientes não escolares pode exercer o seu trabalho de diversas maneiras, para tanto é necessário que o profissional tenha em mente a necessidade de se adequar a nova realidade, de modo que este se atente para a necessidade de se atualizar e se capacitar, bem como visar novas informações e formações.

Sendo assim, o pedagogo pode então atuar em diversos ambientes, como por exemplo, em ong's, em hospitais, no setor público e privado, com trabalhos voluntários, na gestão escolar, aulas particulares individuais, no ambiente empresarial, como orientador escolar, entre outras possibilidades.

##

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais