Buscar

Como é feita a vascularização dos rins?

💡 2 Respostas

User badge image

Kassia Guerreiro

Vascularização
Os rins são supridos pela artéria renal, que se origina da aorta. A artéria renal dividi-se no hilo em um ramo anterior e um ramo posterior. Estes, dividem-se em várias artérias segmentares que irão irrigar vários segmentos do rim. Essas artérias, por sua vez, dão origem às artérias interlobares, que na junção cortiço-medular dividem-se para formar as artérias arqueadas e posteriormente as artérias interlobulares. Dessas artérias surgem as arteríolas aferentes, as quais sofrem divisão formando os capilares dos glomérulos, que em seguida, confluem-se para forma a arteríola eferente. 
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O corpo humano é um sistema complexo formado pela associação de vários sistemas especializados. Um desses sistemas é o urinário que apresenta o rim como principal órgão.

Para tanto, os rins precisam filtrar o sangue do corpo constantemente. Logo, a sua vascularização é de suma importância e é realizada, inicialmente, pelas artérias renais. Quando elas entram nos rins, essas artérias se subdividem em ramificação anterior e posterior. Seguindo o seu curso, elas dão origem às artérias segmentares e interlobares que rumam para as colunas de Bertin.

Portanto, a vascularização dos rins é realizada por diversos vasos sanguíneos, começando pelas artérias renais que, ao entrarem no rim, se dividem em uma ramificação anterior e outra posterior. Essas, por sua vez, se subdividem nas artérias segmentares e interlobares que penetram nas colunas de Bertin.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais