Buscar

Explique o que acontece com a quantidade de energia transferida ao longo de uma cadeia alimentar ?

💡 2 Respostas

User badge image

Thais Magno

O fluxo de energia da cadeia alimentar é cíclico: começa nos organismos produtores e segue para os decompositores, que transformam a matéria orgânica em inorgânica, fazendo com que a energia volte a ser aproveitada pelos produtores.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A transferência de energia nas cadeias alimentares começa sempre com a absorção de energia do sol pelos seres autótrofos (plantas e alguns tipos de algas e bactérias), através da fotossíntese. Ela é, então, absorvida pelos animais herbívoros, que se alimentam de plantas. Ela é novamente transferida quando animais carnívoros se alimentam dos herbívoros, e assim sucessivamente, até que se chegue ao topo da cadeia alimentar. Quando os animais morrem, os seres decompositores transformam seus compostos orgânicos em inorgânicos, que serão reabsorvidos pelos seres autótrofos. Note que, a cada etapa, energia é perdida, já que se dissipa na forma de calor e é utilizada na manutenção das funções vitais dos seres. Dessa forma, o fluxo energético diminui a cada “andar” da cadeia alimentar.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais