Buscar

Por que o transporte de elétrons e a fosforilação oxidativa são considerados processos acoplados?

💡 5 Respostas

User badge image

Dania Mess

Primeiro você tem que ter em mente o que é cada um desses processos.
Fosforilação oxidativa: é um processo onde a OXIDAÇÃO ocorre através de um grupo FOSFATO (fosforilação). É o que ocorre quando ADP vira ATP, por exemplo.
Transporte de elétrons é o que ocorre em reações de oxidação (e redução). E a fosforilação oxidativa não deixa de ser um transporte de elétrons à molécula de ADP, só que quem “entrega” o elétron é o grupo fosfato.
Agora, se você está falando sobre a cadeia de transporte de elétrons que ocorre na membrana da mitocôndria durante a respiração celular aeróbia, a correlação está no fato de que os elétrons são “repassados” entre as proteínas desta cadeia, até chegar em um aceptor final destes elétrons, que é o OXIGÊNIO. É como se fosse aquelas brincadeiras antigas de “passa anel”, lembra? Mas no final da cadeia, é o oxigênio que está lá pra receber o “anel” (elétron).
1
Dislike0
User badge image

Karina Faria

Os vetores momentos angular e momento magnético intrínsecos de uma partícula são acoplados através de um fator giromagnético

0
Dislike0
User badge image

Simone Cardoso

 A corrente de transporte de elétrons forma um gradiente de prótons através da membrana mitocondrial interna, que leva à síntese do ATP via osmose química.

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais