Buscar

Como ocorre a síntese dos hormônios tireoidianos?

💡 2 Respostas

User badge image

Judith Amaral Américo

A tireoide funciona como uma glândula endócrina, participando de diversos eventos metabólicos (basal e de forma geral, de todo o organismo). Todas as ações tireoidianas tem efeito direto no metabolismo tecidual. Os hormônios produzidos pela tireoide são o T3 e T4, sendo o T4 em grande quantidade e o T3 em pequena. O hormônio tireoidiano tem uma forma ativa, que é o T3, porém ela produz mais T4 pois é a forma mais estável para circular no sangue. A diferença de T4 para T3 é uma molécula de iodo. Nos tecidos existe uma enzima chamada de desiodase, responsável por retirar uma molécula de iodo, e assim o T4 é transformado em T3, que é a forma usualmente ativa para o metabolismo. Vale ressaltar que o T4 também tem ação própria, mas a preferencial é a de T3. 
 A tireoide é uma glândula formada por células epiteliais especializadas que tem uma organização folicular, e essas células que são responsáveis pela síntese dos hormônios tireoidianos. Há também uma estrutura chamada de colóide, que é onde se encontram as reservas de iodo e tirosina. Nós observaremos que a síntese hormonal não ocorre exclusivamente dentro da célula. Esses hormônios sintetizados pelas células foliculares vão exercer funções sobre todos os sistemas, e como atua no metabolismo celular, vai desencadear respostas principalmente no crescimento e no desenvolvimento dos tecidos. 
 Anatomicamente, a glândula tireoide se encontra anteriormente a traqueia, com um formato de borboleta, se aderindo na própria traqueia e na laringe. É uma estrutura altamente vascularizada e necessita de iodo para seu funcionamento, e esse iodo vem da dieta. O iodo foi colocado no sal propositalmente, pois antes era muito comum se observar problemas de hipotireoidismo por falta de consumo na dieta. 

 
 Então novamente, as células epiteliais se organizam em folículos, e vão ser responsáveis pela síntese hormonal. Primeiramente a síntese ocorre no interior das células, depois chega até o colóide para a participação do iodo e da tirosina, e então retorna para a célula, onde é finalizado o processo. Uma vez que os hormônios foram sintetizados, já podem atingir a circulação sanguínea. Quando a tireoide não recebe estímulo da hipófise (a função da tireoide é mediada pelo eixo hipotálamo/hipófise) as células foliculares não vão endocitar nenhum tipo de líquido do colóide. Quando a glândula está ativa ocorrem alterações na estrutura celular, e vão existir várias vesículas par fazer a endocitose. 
 Os hormônios produzidos pela tireoide são Tri-iodotironina – T3 e Tetraiodotironina – T4, sendo a diferença uma única molécula de iodo. Dependendo do local onde ocorre a desiodação para transformar o T4 em T3, pode-se ser transformado em forma ativa (anel externo) ou inativa (anel interno). A desiodade do tipo III é a única que faz desiodação no anel interno, sendo uma quantidade praticamente insignificante. Nos tecidos, vamos ver principalmente a ação das desiodases tipo I e II. 
 
 Como foi dito, parte da síntese vai ser realizada nas células foliculares e parte no colóide, e essa síntese é mais complexa pois também vai depender do iodo vindo da dieta. O iodo ingerido tem que ser reduzido a iodeto para ser absorvido e no folículo é transformado em iodo novamente através de uma oxidação no coloide para ser ligado a tirosina, formando os hormônios. 

Uma outra molécula importante na síntese do T4 é a tireoglobulina (TG), que é uma glicoproteína formada pela união de várias moléculas de tirosina, que vai ser produzida pelas células epiteliais foliculares exclusivamente. A síntese da TG ocorre no citosol pela ligação de aproximadamente 70 moléculas de tirosina. A partir dessa tirosina que forma a TG é que são sintetizados os hormônios T3 e T4. O iodeto que veio da dieta utiliza um transportador do tipo simporte chamado NIS, e esse iodeto entra na célula folicular junto com sódio, que vai entrar a favor de seu gradiente de concentração através de uma bomba de Na/K. O iodeto entra pela membrana basal, passa pela célula folicular e na membrana apical passa por um trocador com cloreto, que é chamado de pendrina, que vai liberar o iodeto no coloide. No coloide, o iodeto é oxidado pelo peróxido de hidrogênio, formando o iodo. Na célula, além do transporte de iodo, ocorre a formação da tireoglobulina através da síntese de proteínas, e essa molécula também é liberada no colóide. No colóide ocorre a iodização e a conjugação, e na membrana dessa célula existem peroxidases. As peroxidases vão ligar moléculas de iodo à tirosina. A iodização pode ocorrer ligando uma ou duas moléculas de iodo a tirosina (TG). Quando ocorre a ligação de uma molécula de iodo, forma-se o MIT, e quando ocorre a ligação de duas moléculas de iodo, forma-se o DIT. A primeira peroxidase vai iodizar a tirosina, e a segunda peroxidase vai conjugar esses dois formados (DIT + MIT ou DIT + DIT). Quando une-se MIT + DIT ocorre formação de T3, e quando une-se DIT + DIT, forma-se T4. A maioria das peroxidases unem DIT + DIT. Tudo isso ocorre na tireoglobulina. Durante esse processo nem todos os MIT e DIT são conjugados. Este complexo de TG é pinocitado, voltando para a célula folicular, que é a terceira e última etapa da formação do hormônio. De novo dentro da célula folicular este complexo sofre ação de enzimas do lisossomo, que vai quebrar a cadeia, liberando MIT, DIT, T3 e T4. T3 e T4 são a forma final do hormônio, e após esse processo ganham a circulação sanguínea. Já o MIT e DIT vão ser desiodizados, liberando tirosina e iodo, que voltam para o colóide. A tirosina será usada para a formação de uma nova TG. Este iodo reaproveitado é uma quantidade muito pequena. 
 

2
Dislike0
User badge image

Nicoly Kristie

Síntese dos hormônios tireoidianos

Depois que o iodeto é captado pela tireóide, este é oxidado pela célula folicular. A oxidação do iodeto é realizada pela enzima peroxidase, com um grupo heme, e requer peróxido de hidrogênio como oxidante. Este é produzido por uma enzima NADPH- dependente.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais