Buscar

Comente os 3 tipos de regulação da secreção gástrica - Neural, endócrina e parácrina

💡 1 Resposta

User badge image

Thais Pessanha

Regulação Endócrina: é o processo por meio do qual a célula sensora do trato GI, a célula enteroendócrina (CEE ), responde a um estímulo secretando um peptídio ou hormônio regulador que viaja pela corrente sanguínea até células-alvo situadas em um local distante de onde ocorreu a secreção.

RegulaçãoParácrina:  A regulação parácrina é o processo por meio do qual um mensageiro químico ou peptídio regulador é liberado por célula sensora, com frequênci a uma CEE da parede do intestino parede intestinl, se difunde pelo espaço intersticial e age sobre célula-alvo próxima.

Regulação neural : Os nervos e os neurotransmissores desempenham papel importante na regulação do funcionamento do trato GI. Na sua forma mais simples, a regulação neural ocorre quando um neurotransmissor é liberado por terminação nervosa , localizada no trato GI, e age sobre a célula inervada por esse neurônio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais