Buscar

Considerando as reformas educacionais na Finlândia e seus conhecimentos sobre a aquisição da linguagem e da escrita, escolha a alternativa correta:

Notícia: "Competência toma lugar do conteúdo nas escolas da Finlândia"

"Experimentar e não ter medo de falhar é um lema repetido com certa frequência por empreendedores. [...] Apesar de figurar entre os 10 melhores em ciências e leitura no PISA (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos, exame realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o país começa a pôr em prática uma nova maneira de ensinar, na qual disciplinas e o conteúdo perdem espaço para competências e alunos ganham papel ativo na avaliação. [...] A partir de 2016, novas diretrizes curriculares vão induzir a implantação de aulas e práticas colaborativas com diversos professores trabalhando simultaneamente com um mesmo grupo de alunos".

Alternativas:

a) O foco do psicopedagogo tem que ser na aprendizagem do indivíduo a partir da análise entre as relações de ensino e linguagem. Para o Brasil alcançar o mesmo patamar da Finlândia, basta que importe o modelo, sem nenhuma necessidade de mediação com a realidade local.

b) É possível que a Finlândia caia algumas posições na avaliação do PISA porque sua política de ensino está deixando de ser compartimentalizada, o que diverge de vários teóricos da psicopedagogia.

c) A possibilidade de a criança passar do que sabe fazer sozinha para o que sabe fazer em colaboração, que pode ser entendida como a zona de desenvolvimento imediato na perspectiva de Vygotsky, caracteriza a dinâmica de seu desenvolvimento.
 
d) O ensino tem que ser fundamentado nos princípios do empreendedorismo, o que equivale dizer que somente vale para o aprendizado o despertar da consciência da própria criança.
 

e) Cabe ao professor compreender as necessidades do aluno e contribuir para o progresso de suas competências linguísticas. Este mecanismo só é possível de ser trabalhado em países desenvolvidos, como é o caso da Finlândia.

💡 1 Resposta

User badge image

Clara c

.kwkemdk
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais