Buscar

Energia Térmica e Hidráulica. Qual dessas duas gera menos impacto ao meio ambiente e por quê?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Energia hidráulica
Antigamente, a energia hidráulica era usada para movimentar moinhos. O uso da hidreletricidade por meio de turbinas e geradores elétricos começou a difundir-se na segunda metade do século XIX. É considerada uma fonte de energia barata, limpa, segura e com renovação a curto prazo.

Apesar das vantagens de seu uso, essa fonte de energia provoca danos ambientais nas áreas em que as usinas são construídas. Além disso, se essas áreas são povoadas, as comunidades acabam sendo afetadas, pois precisam deslocar-se para outros lugares. A construção da represa também causa impactos na biodiversidade, prejudicando espécies vegetais e animais

Energia eólica
O uso do vento para obtenção de energia iniciou-se na década de 1980. O aproveitamento desse recurso natural depende da sua intensidade e abundância. Por não poluir o meio ambiente, a energia eólica é considerada uma fonte de energia limpa. Além disso, possui um bom custo-benefício.

O aproveitamento desse tipo de energia ocorre por meio de aerogeradores eólicos, capazes de converter a energia cinética dos ventos em energia elétrica. Apesar de não causar danos ao meio ambiente com emissão de gases poluentes, a instalação de aerogeradores pode provocar modificações na paisagem e prejudicar o fluxo migratório de aves. Ademais, sua viabilização demanda avanços tecnológicos, visto que o custo de aerogeradores ainda é alto.

0
Dislike0
User badge image

Jacson Erlo

você deve levar curto prazo e longo prazo em consideração.

A curto prazo a hidráulica gera um impacto maior, porem está condicionado àquela região específica, retirando grandes extensões de terra e diminuindo o ecossistema, além da grande quantidade de água interferir nos regimes pluviométricos e na temperatura da região.

A longo prazo a energia térmica gera mais impactos, ela compensa quando se trata de infraestrutura pois abarca um espaço muito menor, entretanto a questão da queima de combustíveis fósseis traz poluição atmosférica em diversos escopos, aquecimento global, chuvas ácidas, etc. Além de que os danos ambientais para a extração desse combustível são grandes, ainda por cima deve-se levar em consideração o aumento do custo final da energia para o consumidor quando se trata de energia térmica.

0
Dislike0
User badge image

Kely Regina Maximo Vieira

Hidráulica, pois apresenta maior quantidade de impacto em sua construção e menor impacto na utilização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais