Buscar

Calcular o deslocamento total (cm3) do motor de pistão de combustão interna para o número de cilindro z = 1; curso s = 80,4 mm; furata d = 76,6 mm!

Em uma tubulação, a velocidade do fluxo é v1 = 2,3 m / se a seção transversal do tubo é A1 = 0,77 dm2. Se a seção transversal do tubo mudar para A2 = 21 cm2, como a taxa de fluxo muda v2 (m / s)?

💡 1 Resposta

User badge image

Jhon

A quantidade de fluido que se desloca pelo tubo, por unidade de tempo, é chamada de vazão, usalmente denotada por $Z$. Matematicamente, ela é definida por:
$$Z=\dfrac{\Delta V}{\Delta t}=v\cdot A$$

Onde $v$ é a velocidade do fluido (admitindo regime laminar), e $A$ é a área de seção reta do tubo. Se o fluido é imcompressível, podemos admitir a vazão constante, sendo assim, pegando dois pontos quaisquer do tubo, tem-se:

$$v_1\, A_1=v_2\, A_2$$

Basta isolar $v_2$ e substituir os outros dados, que são fornecidos. Perceba que nesta equação velocidade e área são inversamente proporcionais, por isso que quando você diminui a área de uma mangueira com o dedo o alcance é maior, pois se a área diminuiu a velocidade aumentou, para a vazão ser constante.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais