Buscar

é sobre física

Um disco com um momento de inércia de 7 kg.m2 gira como um carrossel sob o efeito de um torque variável dado por τ= (5 + 2t) N.m. No instante t=1 s, o momento angular do disco é 5 kg.m2/2. Qual é o momento angular do disco no instante t= 3s?

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Teixeira

Lembrando, Torque é igual a derivada do momento de angular em relação ao tempo. Sendo assim é válido que o momento angular é igual a integral do torque em relação ao tempo. Logo para definir uma expressão que caraterize o momento angular, nesse caso, basta integrar a função torque=5+2t. O resultado é momento angular= t^2+5t, para t=1, o momento angular = 1^2+5x1 = 5, para t = 3, temos que o momento angula = 3^2+5x3 = 23.

0
Dislike0
User badge image

Jhon

Pode-se mostrar que a segunda lei de Newton para rotações tem a forma:

$$\tau_R=\dfrac{dL}{dt}\Rightarrow \tau_R\, dt=dL$$
$$\int \tau_R\, dt=\int dL$$

Substituindo a função do torque:

$$\int 2t+5\, dt=\int dL$$

Resolvendo as integrais:

$$t^2+5t+c=L(t)$$

Onde $c$ é uma constante que surge pelo fato da integral ser indefinida. Podemos determiná-la usando a condição inicial que no instante $t=1\, s$ o momento angular vale $L(1)=5\, kg\cdot m^2/s$. Jogando na função encontrada:

$$5=1^2+5\cdot 1+c\Rightarrow c=-1$$

Portanto, a função que descreve o momento angular será:

$$L(t)=t^2+5t-1$$

Agora, para saber o momento angular no instante $t=3\, s$ basta substituir na função acima. Na verdade, de posse da função, você pode determinar o momento angular para qualquer instante de tempo. Lembre-se que momento angular é um vetor, mas como não temos informações sobre a direção e sentido do torque, só podemos determinar seu módulo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais