Buscar

Quem foi Sócrates e qual sua contribuição para a filosofia?

💡 5 Respostas

User badge image

Jean Paolo Martins de Oliveira

Sócrates foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental e supostamente falecido em 399 a.C.
Digo supostamente porque há quem sugira que Sócrates seja apenas um personagem criado pelo filósofo Platão em seus textos conhecidos como "Diálogos" para expôr suas ideias, mas esse não é um ponto de vista muito comum.
A contribuição de Sócrates para a filosofia foi sua renovação: até então os filósofos pré-socráticos (anteriores a Sócrates) se preocupavam mais com questões relacionadas à matemática e ciências naturais; os contemporâneos de Sócrates, chamados filosófos sofistas, não tinham por objetivo descobrir ou produzir conhecimento real, mas apenas convencer o público falando bonito.
Sócrates rompe com essa tradição ao buscar, através do método chamado maiêutica, fazer as pessoas "parirem" conhecimento através do conhecimento real de si mesmos, do que sabem e do que não sabem.
Por filosofar nas praças estabelecendo conversas com os mais diversos tipos de pessoas, Sócrates percebia que muitas pessoas eram orgulhosas e fingiam ou até mesmo achavam que tinham conhecimento sobre assuntos que de fato não tinham. Daí sua famosa frase "Só sei que nada sei" como um gesto de humildade já que podemos aprender algo com qualquer pessoa mas também como censura ao orgulho que se finge de conhecimento.
5
Dislike0
User badge image

Pamella Dayane da Silva Rocha

Foi um puta dum cara importante...

2
Dislike3
User badge image

Barbara Oliveira

Sócrates foi o principal personagem nos diálogos de Platão, sendo referido também nos trabalhos de Aristófanes, Xenofonte e Aristóteles. É considerado um personagem histórico genuíno, tendo vivido na Grécia do século IV a.C., porém todas as fontes que citam o nome de Sócrates são textos dramáticos ou filosóficos, não havendo qualquer texto diretamente histórico referindo-se a época em que Sócrates viveu e a sua pessoa

Através de sua representação nos diálogos de seu estudante, Sócrates tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética, e é este Sócrates platônico que legou seu nome a conceitos como a ironia socrática e o método socrático (elenchus). Este permanece até hoje a ser uma ferramenta comumente utilizada numa ampla gama de discussões, e consiste de um tipo peculiar de pedagogia no qual uma série de questões são feitas, não apenas para obter respostas específicas, mas para encorajar também uma 

compreensão clara e fundamental do assunto sendo discutido. Foi o Sócrates de Platão que fez contribuições importantes e duradouras aos campos da epistemologia (limites do conhecimento humano) e lógica, e a influência de suas ideias e de seu método continuam a ser importantes alicerces para boa parte dos filósofos ocidentais que se seguiram a ele. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais