Buscar

Tabaquim citou alguns pontos importantes a serem considerados na avaliação neuropsicológica. Por parecerem ma

💡 2 Respostas

User badge image

valeria Melo

Histórico de vida - No processo avaliativo é fundamental considerar  o início do problema, os sintomas e a evolução da história, os dados de personalidade e as alterações subsequentes à  lesão/disfunção.

Histórico médico - Os dados do diagnóstico neurológico podem dar  sentido a certas defasagens neuropsicológicas. As informações  pelas técnicas de neuroimagem são muito importantes e devem ser  valorizadas neste processo de análise neuropsicológica.

Observação da conduta -  Muitas vezes, os dados obtidos na  anamnese e na observação do comportamento do sujeito têm mais  significância do que as pontuações obtidas nos testes  neuropsicológicos.

Semiologia quantitativa do exame neuropsicológico -  A pontuação  de um subteste adquire valor quando correlacionada com outros  achados, quanto à similaridade e complementaridade, mas também  no contexto global dos dados obtidos em toda a investigação  neuropsicológica.

Semiologia qualitativa do exame neuropsicológico - As pontuações  dos subtestes, que compõem uma bateria neuropsicológica ou uma  seleção de testes, devem enriquecer com a maior e mais ampla  valorização quantitativa possível.

Testes complementares -  No emprego de uma bateria  neuropsicológica, o examinador deve conhecer as limitações dela e,  partindo dos problemas específicos, eleger os testes  complementares mais adequados ao núcleo patológico do  indivíduo.

Grupo-controle - As variáveis características das manifestações  neuropsicológicas das lesões/disfunções cerebrais são de naturezas  distintas, e sua incidência pode determinar problemas diversos que  requeiram normatização de grupos-controle.
1
Dislike0
User badge image

Ivu Xuf

No processo avaliativo não é viável considerar o início do problema, os sintomas e a evolução da história, os dados de personalidade e as alterações subsequentes à lesão/disfunção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais