Buscar

O trecho abaixo está relacionado à atuação de burgueses ingleses no período revolucionário. Após ler, escolha o item correto:

Pela mesma razão pretendiam derrubar o estado feudal [e] tinham de atacar e de obter o controle da Igreja. É por isso que as teorias políticas tendiam a ser envolvidas em uma linguagem religiosa. Não é que os nossos antepassados do século XVII fossem muito mais conscienciosos e santos do que nós... [...] Podemos hoje ver nossos problemas em termos seculares, precisamente porque os nossos antepassados puseram fim ao uso da Igreja como um instrumento exclusivo e opressor do poder político [...].

HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa: Presença, 1983, p.21.

 

 

a )

Hill afirma que o uso político da religião anglicana ou católica foi debatido a partir das novas posturas burguesas, no que se referem às novas religiões protestantes.


 

b )

Christopher Hill sugere, com essa citação, que os burgueses ingleses tinham mais consciência religiosa em relação aos católicos daquela região.


 

c )

 A religião católica foi a única contestada.
 

d )

Burgueses, no caso de Hill, eram contra religiosos de qualquer credo que ocupassem cargo político.


 

e )

O historiador inglês indica que o uso político da religião católica foi contestado pelos burgueses, a fim de diminuir o poder do papa.

💡 3 Respostas

User badge image

wiliamia@gmail.com

Letra d
1
Dislike0
User badge image

Douglas Alves

Letra D, é a mais completa
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais