Buscar

Quem foram os jacobinos e os girondinos durante a revolução francesa?

💡 4 Respostas

User badge image

Fernando Pérez

Os Girondinos faziam parte um grupo político moderado durante o processo da Revolução Francesa. Seus integrantes faziam parte da burguesia francesa. Eram assim chamados, pois faziam parte do partido político conhecido como Gironda. Liderados por Jacques Pierre Brissot, os Girondinos compunham o Terceiro Estado, junto com os Jacobinos e os Cordeliers.

5
Dislike0
User badge image

Maria Luísa Campos da Silva Castro

Girondinos eram os membros da alta burguesia, defendiam os interesses burgueses e a propriedade privada e se sentavam à direita no plenário. Os jacobinos eram os membros da baixa burguesia, eles defendiam a igualdade entre as pessoas e o sufrágio universal, sentavam a esquerda na assembleia e eram aliados com os membros chamados sans-culottes. Logo depois teve a discussão sobre o destino do rei, girondinos opunham-se à sua execução já os jacobinos queriam a sua execução, então jacobinos ganharam e em 21 de janeiro de 1793 rei foi executado com todo o povo assistindo e logo em seguida aplaudindo.

5
Dislike1
User badge image

Jade Vilaca

Os girondinos eram parte da burguesia que acreditava que as grandes mudanças necessárias já tinham acontecido eram conservadores. Já os jacobinos eram membros também da burguesia que acreditavam que as mudanças deveriam ser ainda mais radicais do que as que estavam em curso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais