Buscar

historia o sus

💡 1 Resposta

User badge image

Janel Lucena

Em 1988, o SUS foi criado pela Constituição Federal Brasileira, determinando a população brasileira ter saude gratuita. com 27 anos de existencia foi o SUS foi conquistando muitos avanços que hoje é reconhecido pelo Programa Nacional de Imunização, que é responsavel por 98% do mercado de vacinas ((blog.saude.br/)). Reconhecida pela OMS, as vacinas sao distribuidas à combater muitas doenças causadas por vírus em varias faixas etarias, em todo o país. Além disso, exames são gratuitos: exames, atendimentos médicos, cirurgias, medicamentos entre outros serviços.

O SUS tem como o objetivo de atender a todos sem fins lucrativos, independente de raça, cor, religião e gênero; Integralizar a saúde a todos não esquecendo do individuo morador de comunidades distantes; humanizar e garantir igualitariamente as ações dos recursos de acordo com cada um na sua necessidade; administrar de forma tripartite, isto é, sendo financiado de responsabilidade dos 3 poderes: federal, municipal e estadual.

Hoje o SUS, é um dos sistemas publicos de saude do mundo, atendendo uma populacao de mais de 100 milhoes de individuos, garantindo uma assistencia integralista e gratuita. Em 2014, 4,1 bilhoes de pessoas atendidos ambulatoriamente e 1,4 de consultas medicas assistidas (blog.saude.br/)

é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o Brasil o único país com mais de 100 milhões de habitantes a garantir assistência integral e completamente gratuita. Só em 2014 foram realizados mais de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais e 1,4 bilhão de consultas médicas através do SUS no país.(bvsms.saude.gov.br/).

O SUS substitui o INAMPS no final da decada de 80, que passou a integrar ao Ministério da Saúde. O INAMPS foi extinto pela Lei n. 8.689/27 de julho de 1993, devido a esse decreto da Lei que o SUS surgiu. (bvsms.saude.gov.br/).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais