Buscar

O estresse pode estimular as glândulas suprarrenais a aumentarem a secreção de substâncias...

A saúde deve ser compreendida como um fenômeno biopsicossocial, no qual essas dimensões se integram e se afetam mutuamente. Há diversos estudos que apontam para a relação entre fatores patogênicos na organização de trabalho, por exemplo, o estresse e o desenvolvimento de doenças psicossomáticas.

O estresse pode estimular as glândulas suprarrenais a aumentarem a secreção de substâncias conhecidas como catecolaminas, dentre as quais se destacam a que prepara o organismo para a realização de grandes feitos e a que influencia o humor, a ansiedade, o sono e a alimentação.

Esses hormônios são chamados, respectivamente, de

 

  • A.adrenalina e noradrenalina.
  • B.dopamina e fenilalanina.
  • C.tiroxina e paratormônio.
  • D.progesterona e insulina.
  • E.testosterona e estrogênio.

💡 1 Resposta

User badge image

Clarissa Gomes

A.


A adrenalina ou epinefrina[1] é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor[2] responsável por preparar o organismo para a realização de grandes feitos, derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas suprarrenais.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Adrenalina

A Noradrenalina, também chamada de Norepinefrina, é uma das monoaminas (também conhecidas como catecolaminas)[2] que mais influencia o humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a Serotonina, a Dopamina e a Adrenalina.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Noradrenalina



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais